Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

DIA 28

Comércio em Mato Grosso terá horário normal na Greve Geral, garante Fecomércio

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Comércio em Mato Grosso terá horário normal na Greve Geral, garante Fecomércio
O comércio em Mato Grosso abrirá normalmente nesta sexta-feira, 28 de abril, apesar do movimento de "Greve Geral" anunciado para a data. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). A paralisação nacional é contra as reformas da Previdência e Trabalhista, que hoje estão em debate no Congresso Nacional.

Leia mais:
Bancários de Mato Grosso aderem à greve geral do dia 28 de abril
 
O movimento teve adesão nacional já anunciada pelos bancários e aeroviários. Além dos bancários, deve aderir à paralisação os trabalhadores do sistema de transporte coletivo de passageiros que atuam nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
 
"Respeitamos o direito de manifestação da sociedade, entretanto o ato que será realizado estimula uma ação prejudicial para a economia local, diante do cenário de recessão que o comércio de nosso estado está enfrentando ao longo dos últimos dois anos", pontua em nota o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha.
 
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início de abril, Mato Grosso no primeiro bimestre (janeiro e fevereiro) apresentou uma queda de 3,9% no volume de vendas no comércio varejista em relação ao período em 2016. Somente fevereiro registrou queda de 6,3% frente ao mês o ano passado.
 
O presidente da Fecomércio-MT ressalta ainda que “Os números negativos ainda são acentuados no comércio local, devido aos baixos volumes de vendas e os feriados prolongados, que têm prejudicado sobremaneira a fluidez das transações comerciais e impedindo a circulação de receita que é necessária para a continuidade do ciclo econômico, além de captação de recursos para o pagamento das folhas salariais dos empregados das empresas”.
 
Confira nota da Fecomércio-MT:
 
“A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, vem à público comunicar que os estabelecimentos comerciais do Estado funcionarão em seu horário normal na próxima sexta-feira, 28 de abril.
 
Respeitamos o direito de manifestação da sociedade, entretanto o ato que será realizado estimula uma ação prejudicial para a economia local, diante do cenário de recessão que o comércio de nosso estado está enfrentando ao longo dos últimos dois anos. Os números negativos ainda são acentuados no comércio local, devido aos baixos volumes de vendas e os feriados prolongados, que têm prejudicado sobremaneira a fluidez das transações comerciais e impedindo a circulação de receita que é necessária para a continuidade do ciclo econômico, além de captação de recursos para o pagamento das folhas salariais dos empregados das empresas.
 
O contrassenso da realização da manifestação que, historicamente ocorre no dia 1º de maio, data alusiva às comemorações do dia do trabalhador, para sua realização na próxima sexta-feira, vai diretamente de contra os ideais defendidos, entre os quais a geração de emprego, já que a crise econômica foi responsável por grande parte das demissões dos últimos dois anos. Desta forma, discordamos então, não do ato, mas da data escolhida para a realização da manifestação.
 
Portanto, com a expectativa de manter os postos de trabalho dos empregados dos estabelecimentos comerciais da capital e região, comunicamos que as lojas do comércio na capital e municípios do interior funcionarão em seu horário normal durante a próxima sexta-feira.
 
Hermes Martins da Cunha – Presidente Fecomércio-MT”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet