Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

10 a 20% mais

Prefeitura espera alavancar vendas no comércio com ações de Natal pela cidade

Foto: Luiz Alves

Prefeitura espera alavancar vendas no comércio com ações de Natal pela cidade
Desde o último dia 9 de dezembro quem passeia pelo centro de Cuiabá pode perceber algo diferente. Foi naquele sábado, há uma semana, que foi inaugurado o ‘Natal Iluminado’, iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que levou à Praça Alencastro luzes, cores, atrações regionais, praça de alimentação e até a casa do Papai Noel. Para além da diversão, o projeto tem por objetivo movimentar o comércio na região – e as expectativas são de que as vendas cresçam entre 10 e 20% em relação ao ano passado.

Leia também:
Motoristas fazem fila para abastecer com etanol que segue até 110% mais barato que gasolina

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, as ações foram desenvolvidas por meio da parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá - AAC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores - AMAD, Associação Comercial e Empresarial Centro Sul, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e são coordenadas pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos em conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. 

Para os comerciantes, a ideia agradou pela possibilidade do aumento de vendas no final de ano, após dois anos de recessão e crise. Ainda de acordo com a assessoria, para eles a expectativa é de um aumento de 5%. Como consequência, aumenta também a oferta de vagas temporárias nas lojas, que deve crescer 9,6%, também em relação ao ano passado.

Além do centro da cidade, ações parecidas foram realizadas no Porto, tanto na avenida XV de Novembro quanto na Orla. NA XV, avenida com cerca de 120 estabelecimentos comerciais, foi implantado o projeto ‘Vem pra 15’, com a intenção de transformar a área em um shopping a céu aberto.

“As expectativas para o Natal são positivas em detrimento não só de benefícios temporários, mas também de resultados em longo prazo. Essas ações sazonais dão vazão para as permanentes e sucessíveis transformações para a economia. O poder público tem melhorado as condições para empregados e empregadores. Isso trouxe poder de compra novamente à população”, pontua o gerente de vendas da região da 15 de Novembro, Roberto Henrique Borges, que espera que o quadro de vendas da região cresça em 10% este ano. 

Já na Orla, o foco está na decoração natalina e na programação, já que neste domingo (17), às 19h, será realizada a ‘Cantata de Natal - Quase Lá’ com um grupo de mais de 300 músicos.

Praça Alencastro

O ponto ‘principal’, no entanto, está mesmo no centro da cidade. No ‘Natal Iluminado’, os edifícios Maria Joaquina e Palácio Alencastro foram decorados com luzes, além das tradicionais decorações com Presépio e a Casa do Papai Noel. Há, ainda, apresentações teatrais, musicais, danças regionais e a ‘projeção mapeada’ na Catedral Metropolitana, que foi apresentada pela primeira vez no último sábado (16).

A comerciante Eriane Santana, 10 anos trabalhando no ramo alimentício, frisa que as ações trouxeram uma “cara” nova para a área central e “que além da diversão, a praça de alimentação montada para o Natal Iluminado vem de encontro com as necessidades da área e auxilia o aumento das vendas do comércio de rua, que tanto ficou esquecido com a chegada das inovações, e dos shoppings”, relatou.

“Para que possamos sair na contra mão da crise, precisamos trabalhar planejamentos voltados para o resgate de algumas tradições, como as compras no comércio de rua, e as épocas festivas é um bom ponto de partida para começarmos. Criando atrativos diferentes, que chamem a atenção do público para as áreas de concentração desse comércio no centro da cidade, conseguiremos aumentar consideravelmente as vendas e fomentar a economia, gerando novos espaços, empregos e levando nossa Capital para uma crescente ascensão”, avaliou o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
Para garantir a comodidade e segurança da população, a Prefeitura também desviou o trânsito no início da Getúlio Vargas para a Rua Treze de Junho, diariamente, das 20h às 22h. Na 15 de Novembro foram instaladas novas faixas de pedestres e pinturas das antigas. Também foi reforçada as ações dos agentes na área.

“Temos trabalhado incansavelmente para proporcionar um Natal inesquecível às famílias cuiabanas. Tudo isso realizado como muito carinho, dedicado a toda população que por aqui passar”, salientou o secretário dos 300 Anos, Junior Leite.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet