Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Carnaval 2019

Nosso país, conhecido internacionalmente como a terra do samba e carnaval. Porém, existe um fato que poucas pessoas se atentam, é que o Carnaval não teve origem aqui, esta festa tradicional é conhecida como entrudo (antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma); chegou ao Brasil somente no século XVII, trazidos pelos Europeus, inspiradas nas comemorações que já aconteciam na Itália e França.

Para Igreja Católica, o carnaval é uma festa profana cuja origem remonta à Antiguidade, e que no período medieval, começava no Dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, constituindo-se de festejos populares de ritos e costumes pagãos; claro, que a visão da Igreja Católica tem que ser respeitada, e aceita por todos.

Porém, esta manifestação cultural tem origem, de um período muito antigo, por conseguinte, existe em boa parte do planeta, uma enorme quantidade de pessoas aficionadas pelo Carnaval; no Brasil, virou paixão nacional.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou através dos órgãos competentes, a não realização do Carnaval de rua este ano; segundo Emanuel Pinheiro, os desfiles dos blocos serão transferidos para as comemorações  dos 300 anos de Cuiabá.

Esta medida para muitos agradou,  pelo fator economia dos cofres públicos, em contrapartida, desagradou os foliões tradicionais, que passam o ano inteiro,  aguardando a realização deste evento, para desfilar nas ruas e avenidas da capital, nesta data.

Em função dessa medida, muitos foliões terão que buscar alternativas para brincar o carnaval, tendo como opções, clubes, casas noturnas e por ai vai.

Entre os mais variados locais para brincar o Carnaval este ano; tenho preferência e recomendo um extremamente familiar, que comporta uma grande quantidade de foliões.

 Trata-se do Trigória bar e restaurante, localizado na Av. Haiti, nº 468, Jardim das Américas.

Sou saudosista sim, trago arraigado em minhas entranhas, os carnavais de antigamente, que aconteciam em salões, com marchinhas e samba. Assim será o Carnaval 2019 no Trigória, orquestrado pelo Samba da Monarquia que irá alegrar este Carnaval, entre outros.

Os foliões poderão brincar Carnaval familiar no Trigória, que apresenta uma vasta programação, que vai desde o dia 01/03 Banda Saca Rolha, 02/03 Samba da Monarquia, 03/03 juliana Grisólia, 04/03 Banda Saca Rolha, 05/03 Marcelinho "Sussego".

Não se trata de merchandise, esta, é apenas uma forma de valorizar e enaltecer, os proprietários dessa bela casa, que são meus amigos de infância, batalharam para trazer à Cuiabá, uma casa eclética e de qualidade, não apenas na gastronomia, como também na música.


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)      
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet