Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Simbora, que o réveillon, ops, carnaval vai começar

No país cujas medidas são feitas tendo como base o campo de futebol – "foi desmatada uma área equivalente a 50 campos de futebol" – pois na escola não se aprende medidas de área como metro quadrado, hectare ou alqueire; no país onde o ano começa sempre após o carnaval e termina um pouco antes do natal, com alguns dias úteis (úteis de verdade) no meio; no país em que se cumpre pena privativa de liberdade, em liberdade; no país em que decisão de primeira instância e "nada" são a mesma coisa vai, enfim, começar o carnaval (em alguns lugares começou semana passada).

E na Comissão de Frente, 5% de propina. Porque embora o mercado cobre 10% ou 15%, por justiça e pela ética o ex-governador do Rio cobrava apenas 5%. Faltou criatividade. Porque não disse que era uma liquidação de propina? Ou uma promoção: propina com 50% de desconto; pague uma propina e leve duas obras. Como nada teve de inovação e faltou criatividade, a nota, esse ano, será zero. NOTA ZERO.

No quesito Bateria, foram licitados 300 instrumentos, foram pagos 500 instrumentos, mas só foram entregues 150 instrumentos. Além disso, teve excesso de gente fazendo nada, pois exoneraram 2 mil comissionados e contrataram 4 mil, disfarçadamente. Por falta de gente qualificada e diversidade de instrumentos, a escola atravessou a música, desafinou e perdeu pontos. NOTA ZERO.

Quanto ao Mestre-Sala e Porta Bandeira, ao se analisar a performance, ela disse que mandou várias mensagens, que falou o domingo inteiro com #elenao; mas #elenao desmentiu tudo. E nas horas que o sapato aperta e falta ensaio, a corda arrebenta no lado mais fraco. Por ausência de diálogo, muita vaidade e falta de sintonia, a porta-bandeira do partido foi demitida no meio da avenida. NOTA ZERO.

Em relação às Alegorias e Adereços, como choveu e a cidade ficou inundada, os carros alegóricos não conseguiram chegar na avenida. Tentaram pegar vias transversais mas eram cheias de buracos e escuras. Os ladrões roubaram os pneus, rodas e calotas. Mas os adereços sim, com o auxílio paletó, as emendas parlamentares e o imortal jogo do bicho, fizeram belos adereços. NOTA 3.

O Enredo foi uma surpresa geral. Todos achavam que a história contada antes das eleições daria o tom. O nome do enredo era até interessante: "Vou pagar o RGA em dia e o salário dentro do mês". E encantou e iludiu muita gente. Ledo engano. Tudo embromação. Crise? Só para o Executivo. RGA em dia? Conto da carochinha. Salário em dia e dentro do prazo legal? Faz-me rir. NOTA ZERO.

Na avaliação do quesito Evolução, parece que não entenderam muito bem o sentido da palavra evolução. Entende-se por evolução "ir para a frente". Mas esse ano o que se vê são as coisas andando para trás: direitos, salários, gestão, aposentadoria, metas e resultados. Se o quesito fosse "Involução", a nota seria 10. Mas com tudo andando para trás, na direção errada, a nota não pode ser outra. NOTA ZERO.

 Para a Harmonia, reza a cartilha da escola de samba que os três poderes devem ser independentes e harmônicos entre si. E eles são. Claro, na base das trocas de favores, dos conchavos e do toma-lá-dá-cá. Aprova uma lei que aumento o duodécimo. Derruba uma liminar que aprovo seu RGA. Não mexe com a gente que derrubamos as ações contra o vocês. Nesse quesito, olhando por esse ângulo, estão perfeitos. Nada a retocar em Harmonia. NOTA DEZ.

Esse ano com o réveillon se aproximando, digo, o carnaval, as Fantasias do povo por dias melhores começam a tomar forma. Sonham com dias em que o judiciário será célere e justo para pobres e ricos. Dias em que o legislativo terá 100% de parlamentares ficha-limpa. Dias em que o executivo vai prometer em campanha coisas que ele pode cumprir e cumpre. Dias em que o povo será mais educado no trânsito e na vida, menos corrupto, menos alienado, menos egocêntrico. São sonhos e Fantasias, e nesse quesito, olhando por essa toada, a nota é DEZ. Sonhar não custa nada, já dizia um antigo samba-enredo...
 

Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eustaquiojrf.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet