Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Uma questão de opinião? Ou seria um delito de opinião?

A jurisprudência brasileira diz que a liberdade de expressão faz parte das garantias e direitos fundamentais da nação, constando no artigo quinto da Constituição Federal, em diversos incisos e parágrafos.

Ainda somos ( até quando?) signatários do pacto internacional de direitos civis e políticos da ONU, que defende a liberdade de expressão e a segurança de quem expressar sua opinião, sem a possibilidade de sofrer nenhum tipo de represália. Apesar de atualmente termos forças simpáticas a, práticas muito usadas no Brasil em 1964.

Pautada em limites éticos, morais, sociais e familiares! Descrevi recentemente, o meu descontentamento em carta aberta a união; de parte do trade com o setor da pesca esportiva.O respeito precisa ser recíproco, não poder partir somente de umas das partes envolvida na questão.

Carta que foi eticamente enviada; para lideranças chaves do setor prenunciando a visão de um guia de turismo naturalista, que está a 12 anos trabalhando no campo tendo que lidar e responder perguntas de ecoturistas estrangeiros como; existe algum controle do número de barcos para pesca e observação de fauna? Dentre outras.

Todos os pontos externados por este inapto, palhaço alguns dos adjetivos deferidos (deferido para 1 sentido da palavra deferido: Que obteve deferimento: 1 atendido, concedido, outorgado, aceite, aprovado, cedido, condescendido, consentido, despachado) por algumas destas lideranças. Inclusive alguns deles despachados por ex mentores. Mas para mim isso pouco importa, sou grato por tudo o que ensinaram. Um destes ex mentores inclusive, enviou mensagem de whatsapp para o meu pai! Gostaria de dizer que o mesmo tem os meus contatos (que eu sabia eu já entrei na maioridade a 35 anos).

Seria um delito de opinião? Ou questão de opinião? Pelo visto entramos em, uma era no Brasil onde se manifestar com transparência se tornou transgressão.

Gostaria de dizer; que vossas senhorias tem uma visão interessante sobre liberdade de expressão e democracia! Chamei os "colegas" guias a fazerem um exame de consciência sobre o assunto, mas pelo visto os incidentes relatados acontecem só comigo! 

Aguardando para ver quais os membros do trade, respeitarão a minha opinião e continuarão a me fazer propostas de trabalho.

Saudações Fraternas,

Aynore Soares Caldas

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". (Voltaire) 
 
Aynore Soares Caldas é Consultor em Turismo Aventura e Eco Turismo - Operações Especiais de Resgate - Detetive Particular - Fotógrafo - Especialista em Segurança Pessoal - Guia de Turismo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet