Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Sofrência

Deus criou a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Como Deus criou homem e  mulher sua imagem e semelhança, os mesmos não poderiam ser diferentes de Deus,  portanto, todos nós nascemos com um sentimento diferenciado, o amor; que pode ser mais aguçado ou menos aguçado.  No contexto de mundo, existe uma visão machista e preconceituosa, de que o homem não chora. Pegando essa linha de raciocínio, o cantor brega, Agenor Apolinário dos Santos Filho, popularmente conhecido como Pablo, lançou a música “Homem não chora”, que virou hit de sucesso pela eloquência da mesma, que diz assim “Estou indo embora, a mala já esta lá fora. Vou te deixar. Por favor, não implora, Porque homem não chora! E não pede perdão”. Ele foi muito feliz, com essa versão que acabou ganhando gosto pela população, e ganhando maior força na chamada   mídia virtual (também chamada de mídia eletrônica), surgindo várias versões enigmáticas e engraçadas da letra da música em questão, isso faz parte do sucesso.
A população brasileira já está cansada, de viver diuturnamente nos noticiários dos meios de comunicação de massa, que em todos os momentos retrata: violência, corrupção, desamor e por ai vai.

Quando surge um besteirol, respeitando e guardando as devidas proporções da música em questão, estamos falando de figura de linguagem, pois a letra em questão abre precedente, para uma série de colocações  e ilações; justamente por se tratar de um acontecimento  cotidiano, na vida da maioria dos brasileiros, que amam e choram por um grande amor,  independentemente de ser homem ou mulher.

O sucesso foi tão grande, que surgiram versões paralelas, algumas satirizando outras levando a coisa a sério, o importante, é que a letra despertou curiosidades e aguçou a capacidade de crítica no bom sentido é claro, sendo criadas versões  hilárias, nas redes sociais principalmente no whatsapp. A  cada dia que passa, surgem novas versões, que acabam massageando o ego das pessoas, dos que choram e dos que não choram, por um grande amor.

Com toda essa pluralidade de informações, acabou surgindo na verdade um termo pouco usual em nossas vidas a palavra “sofrência”, que parece alienígena, que na verdade tem um significado, corriqueiro, significa: sofridão, sofrimento, tristeza, solidão, melancolia e por ai vai, isso para alguns, soa como brega.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet