Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Bairro do porto em festa!

O título em questão gera dúvida, ou cria-se uma incógnita, em função da amplitude do tema. Na verdade, por eu ter nascido e crescido no bairro do porto, mais precisamente na Av. Mario Correa Nº 77, trago arraigado em mim, fortes laços de proximidade e amor pelo mesmo, um dos bairros mais antigos da capital. Sei que muitos, me chamarão de: fisiologista, puxa-saco, bairrista, prefiro a terceira opção em questão, pois sou sim bairrista assumido, quando algo de bom acontece em meu bairro, ou alguém que faz parte dele, torna-se evidência ou referência, faço questão de nominá-lo, reporto-me ao senhor José Arlindo de Oliveira Silva, nomeado pelo Governador Pedro Taques (PDT), chefe de gabinete, para nós moradores deste bairro, isto é motivo de honra e satisfação,  portanto, escrevermos algumas linhas a respeito desse grande homem,  de sua origem humilde, que o levou a este posto de destaque. Faremos isto, de forma simples, usando um linguajar coloquial. 

Estou me reportando não apenas a figura do senhor José Arlindo de Oliveira Silva, ocupando hoje o cargo de chefe de gabinete do Governo Pedro Taques (PDT), por merecimento e competência técnica. Além de se tratar de alguém probo, oriundo de uma família humilde do porto, tendo à frente da mesma, uma mulher guerreira, sua mãe dona Ivanil Oliveira, com quem tive o prazer de trabalhar, na Secretaria de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD), pelos idos de 1990.

Falar dessa família para mim é motivo de orgulho e satisfação, tendo em vista conhecê-la a fundo, pois pertencemos ao  mesmo bairro, e mais do que isso, sempre tivemos  laços de amizade com seus filhos, que perdura até os dias atuais.

Quando me reporto à dona Ivanil de Oliveira, não falo apenas dela, existem por este mundo de Deus, uma infinidade de mães que se doaram se dedicaram, apesar das mais diferentes adversidades; para que seus filhos fossem pessoas de bem, honestas, descentes e, às enchessem de orgulho.

Dona Ivanil de Oliveira, mãe de uma prole considerável, cinco filhos, dos quais o senhor José Arlindo de Oliveira Silva, é o segundo, todos obtiveram êxito em suas vidas, estudaram se formaram e, sempre foi motivo de orgulho para ela.

Não pensem os senhores que tudo foram flores, quando ela se separou, os filhos foram morar com ela, mesmo assim apesar da adversidade financeira naquele momento, ela sempre estava sorridente, vendendo otimismo, e conseguiu a duras penas, formar seus filhos, dando-lhes algo, que hoje em dia é pouco usual nas famílias, amor incondicional.

Estou falando de alguém que conheci e conheço, formos colegas de trabalho, apesar dos problemas enfrentados, nunca a vimos reclamar de nada, e mais do que isso, existia nessa senhora uma sinergia, que parecia vir de Deus, de forma, que ela conseguiu o seu intento, formar seus filhos, não apenas nos bancos das universidades da vida, mais do que isso, os levou para o caminho do bem, da honestidade, da retidão de caráter, estes valores jamais serão roubados ou tirados por alguém.

O homenageado em questão teve como referência de vida sua mãe dona Ivanil Oliveira, seus méritos são incontestes; mais não poderíamos deixar passar em branco a figura dessa mãe dedicada, honesta, uma pessoa literalmente do bem, que mesmo em suas adversidades, ainda assim, conseguia ajudar outras  pessoas, falo isso com conhecimento de causa e efeito, pois fomos colegas durante muitos anos, sabemos da sua conduta ilibada.

Para mim, é motivo de orgulho e satisfação, falar de uma família do porto, que deu certo, que venceu na vida, tendo um filho ocupando um lugar de destaque na política local. Ultimamente o que mais comentamos, está relacionado a temas pouco ortodoxos como, malversação de dinheiro público, corrupção, propina  e,  por ai vai.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet