Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Empatia

Sensação rara que costumamos experimentar na vida com poucas pessoas. 

É aquele grau de conexão mútua em que nada mais precisa ser falado ou insinuado. Apenas o olhar, o aperto de mão ou o som da voz são suficientes para nos colocarmos pelo avesso. 

Determinados seres humanos, por algum tipo de afinidade explicada quimicamente, têm a capacidade de nos levar a esse estado emocional paradisíaco. 

As palavras diminuem a sua importância, já que a comunicação está implícita nos gestos e nas transmissões neurais mútuas. 

Seria tão bom se pudéssemos desenvolver isso no dia a dia, inclusive no meio familiar! Quantos desgastes seriam evitados! 

Infelizmente, as amarras sociais estabelecidas desde o início de nossas vidas, fazem com que nos mantenhamos encaramujados numa carapaça espessa, que nos apontam como necessária. 

Dessa forma, perdem-se as emoções mais intensas e os contatos mais verdadeiros. 

E pensar que a maior parte da humanidade não se permite a esse desnudamento. 

Por insegurança ou por vaidade não nos mostramos nem a nós mesmos, permanecendo nessa caixa escura e úmida tal como se não tivéssemos conseguido sair do útero materno. 

A vida passa e a sensação de tê-la desperdiçado é cada vez maior. 

Ao vivenciar um clima de empatia com alguém passamos a nos sentir livres, não mais vulneráveis a falsos julgamentos, já que, através da pura transparência, podemos passar ao outro a veracidade do nosso eu. 

Quem disse que viver é fácil? 

“A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido”. Buda. 

Gabriel Novis Neves
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet