Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Sabedoria do Coração

No dia 11 de fevereiro, Dia Mundial do Enfermo, temos a oportunidade de refletir: como estamos vivendo esta realidade que faz parte de nosso dia a dia?

Papa Francisco em sua Mensagem para o XXIII Dia Mundial do Doente nos apresenta a Sabedoria do Coração . Sabedoria do Coração é Dom de Deus a serviço do irmão, é uma disposição infundida pelo Espírito Santo na mente e no coração de quem sabe abrir-se ao sofrimento dos irmãos e nele reconhece a imagem de Deus.
E de que forma é possível vivê-la?

Viver o “ser os olhos do cego e as pernas do coxo”, com as pessoas que estão próximas, sendo elas necessitadas no físico ou na alma. Ajudar a enxergar o mundo sob uma outra ótica. A ótica do amor, do perdão, da misericórdia.

Uma entrega que acontece a cada instante quando se cuida de alguém que não pode mais comer, andar sozinho. Que está ao lado quando não se lembra mais do nome, às vezes, nem mesmo pode falar, sequer um “obrigado”. Porque entendeu a paixão, morte e ressurreição de Jesus, entendeu o Amor, a Compaixão e quer trilhar este caminho.

No Posto Médico Padre Pio (obra social da Canção Nova) vivemos nesta Escola, Escola da Sabedoria do Coração . Isto não se aprende na faculdade, se aprende no dia a dia, mesmo porquê não sabemos tudo, vamos aprendendo este cuidado na prática.

É olhar no olho e ver a angústia, o sofrimento causado por um familiar, por uma traição, é ser o ouvido, é ser apoio. Muito mais que tratar a dor, é estar junto, acolher o que angustia. Certamente utilizar todos os meios possíveis para o tratamento, mas não esquecer-se da pessoa que quer ser acolhida.

Não olhar o que pode me trazer benefícios mas o que pode me tornar mais humano, mais próximo do outro.
Descobrindo a graça do Encontro, a alegria que brota de um coração que pode sorrir mesmo fazendo um tratamento crônico sem muita perspectiva de cura, mas que foi verdadeiramente amado, é importante para alguém, alguém o espera.

Podemos ser esta pessoa no trabalho, em casa, ao visitar um hospital, um asilo, nossos parentes ou amigos enfermos.

Pense nisto: Sabedoria do Coração!

Dra Márcia Mayumi Fujisawa - gastroenterologista e gerente administrativa do Posto Médico Padre Pio, da Canção Nova em Cachoeira Paulista-SP.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet