Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

A Cuiabá que eu quero!

Assessoria

Com o início dos festejos do aniversário de Cuiabá, que nesta quarta-feira (08.04) completa 296 anos, me peguei pensando sobre essa cidade que acredito poder chamar de minha e sobre o que espero para ela num futuro bem próximo. Mesmo tendo nascido em Juara, meu coração é metade Cuiabano, já que moro aqui desde os seis anos e que meus filhos aqui nasceram. 

Conhecida como a terra do calor, habitada por um povo hospitaleiro e de personalidade ímpar, Cuiabá não vive há tempos dias tranqüilos. A cidade aparece ranqueada entre as capitais mais violentas do mundo. A saúde e o caos de nossos hospitais são constantemente manchetes nacionais. O trânsito cada vez mais caótico reflete a falta de planejamento e o crescimento desordenado.

Faço parte de uma geração que acredita que se cada um fizer sua parte é possível mudar a realidade de todos, por essa crença me candidatei e fui eleita deputada estadual. A minha geração não compactua das velhas práticas políticas do prometer e não cumprir. Cuiabá há décadas é vítima disso.  Há tempos a "Cidade Verde" padece pelos hospitais prometidos e não construídos, por políticas públicas de segurança não implantadas, pelas creches que não atendem as demandas das nossas trabalhadoras,  crianças e adolescentes nas ruas sem opção ou acesso à cultura e opções de lazer, postos de saúde sem médicos, além do que considero uma das coisas mais graves: a falta de políticas para desenvolvimento da economia e de um direcionamento sobre qual tipo de desenvolvimento econômico é mais interessante para seus habitantes. 

Eu sonho com um lugar melhor para meus filhos viverem. Nessa Cuiabá que eu almejo teremos políticas públicas e gestores municipais comprometidos com a população. Na minha Cuiabá ideal, o calor humano e as cadeiras nas calçadas não serão ofuscados pela violência, muito menos a alegria do povo por qualquer dor sem atendimento médico. 

A Cuiabá que eu desejo e que sempre vou lutar para ter, é aquela eternizada nas músicas de Pescuma, Henrique e Claudinho, pra gente nunca se cansar de viver aqui: 

Voa tuiuiu Estica o seu pescoço
Pra espiar em Mato Grosso
Que beleza é Cuiabá São Benedito
O festeiro da cidade Jura que a felicidade
Hoje em dia mora lá
Tem peixe bom
Tem pacu, piraputanga
Tem pequi, mamão e manga
Tem o pó de guaraná
Em Cuiabá tem mil museus
E tanta igreja
Que por mais que a gente veja
Sobra uma pra espiar Artesanatos 
Redes com bordados
Tudo que tem no mercado
Dá vontade de levar Viola de cocho
Lá se toca, canta e dança
E a gente nunca se cansa
De viver em Cuiabá

*JANAINA RIVA é BACHAREL EM DIREITO, MãE DE DOIS CUIABANOS E DEPUTADA ESTADUAL POR MATO GROSSO ELEITA COM 48.171 VOTOS._ 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet