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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Ciclovias já para Cuiabá!

Autor: Dilemário Alencar - vereador em Cuiabá.

09 Abr 2015 - 09:50

A história da ciclovia começa no ano de 1862, quando a prefeitura de Paris criou caminhos especiais nos parques para os velocípedes não se misturarem com as charretes e carroças. Já nos anos 30, seu uso começou a ser massificado na Alemanha com intenção de separar as bicicletas das redes viárias que começavam a ser tomadas por carros.

Com o passar do tempo, a ciclovia passou a ter cada vez mais importância no contexto viário das cidades como forma de garantir segurança aos ciclistas, que geralmente pedalam nas ruas sem proteção alguma, dividindo o mesmo espaço com o crescente número de automóveis e motos. Indubitavelmente, as ciclovias tornaram-se espaços preciosos para que as pessoas possam andar de forma segura na sua bicicleta para ir ao trabalho ou para praticar uma atividade esportiva ou de lazer.

A frota de bicicletas no Brasil já chega a 70 milhões. Estima-se que 25 milhões de pessoas usam a bicicleta como modal de transporte, circulando diariamente pelas ruas das cidades e estradas do interior do Brasil. Entretanto, apesar destes números serem significativos, o poder público e as pessoas em geral não estão enxergando o importante papel da bicicleta para as nossas cidades.

Em Cuiabá, lamentavelmente, os ciclistas convivem no dia a dia com a falta de estrutura nas ruas e avenidas, o que faz com que acidentes ocorram. Lembro de um acidente fatal no final do ano de 2014 envolvendo um ciclista esportivo que causou grande comoção, dando relevo à preocupação já existente e tornando urgente que o poder público adote medidas necessárias no sentido de encontrar alternativas para este importante setor.

Na nossa cidade existem apenas  dois quilômetros de ciclovia e 18 quilômetros de  ciclofaixas. Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (2 km de ciclovia na Avenida Arquimedes Pereira Lima/Estrada do Moinho, 10,4 km de ciclofaixa na Avenida das Torres e 7,5 km de ciclofaixa na Avenida Tatsumi Koga/Região do bairro Pedra 90). Muito pouco para Cuiabá. Mas mesmo assim, as que existem não apresentam infraestrutura adequada ou simplesmente estão abandonadas pelo poder público, sem qualquer tipo de manutenção

Segundo especialistas, cidades com aproximadamente 600 mil habitantes, como é o caso de Cuiabá, deveriam ter por volta de 90 a 120 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.  Na Câmara Municipal, tenho defendido que nossos governantes se espelhem nos exemplos de outros gestores de capitais que vem adotando medidas para implantação de espaços para ciclovias e ciclofaixas nas vias urbanas das suas cidades.

Cito o exemplo da cidade de Vitória, com 350 mil habitantes, onde o prefeito eleito em 2012, logo no início da sua gestão, debateu com os vereadores e lideranças de movimentos organizados da sociedade a aprovação de um Plano Cicloviário. Hoje Vitória já conta com 29 quilômetros de ciclovias. A meta da prefeitura é até o final do ano de 2016 construir mais 12 quilômetros de obras de infraestrutura cicloviária.

Uma boa notícia é que a Prefeitura de Cuiabá, atendendo a reivindicação de setores organizados do ciclismo, inaugura no dia 8 de abril, data em que Cuiabá completa 296 anos, uma ciclofaixa de lazer, que estará disponível para a população aos domingos.

A iniciativa da ciclofaixa para lazer dominical é importante e tem apoio popular, entretanto, vamos continuar lutando para a aprovação de uma lei municipal que crie um Plano Cicloviário para Cuiabá como forma de garantir recursos para a implantação de ciclovias em vias urbanas já existentes, bem com a exigência que nas futuras vias que serão construídas em nossa cidade elas sejam dotadas de ciclovias, visto que esta é uma forma inteligente para melhorar o nosso caótico trânsito, pois não se faz mobilidade urbana sem infraestrutura cicloviária.
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