Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Espia HPA

A chamada em questão, num primeiro momento, pode causar-lhes: dúvidas,  incertezas e até mesmo indefinição. Porém, a simbologia “espia” tem origem do  linguajar cuiabano, que quer dizer: Espia lá, Olha lá, veja, o (HPA) refere-se à Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, que todos os anos, implementa projetos educacionais, envolvendo corpo docente, discente e comunidade escolar. Neste ano, o tema escolhido foi, a água, que é um bem imprescindível à vida humana, dando ênfase ao Rio Cuiabá, nosso maior abastecedor.

 No sábado, 25 de Abril, a Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, realizou um mega evento, cultural, artístico e, de prestação de serviços, no projeto desenvolvido pela referida escola, denominado Espia (HPA), tendo como objetivo central, a aproximação da comunidade escolar, bem como levar aos mesmos, entretenimento e serviços essenciais; além da apresentação e exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de dar inveja a qualquer um.

O ponto dissonante, por certo, ficou por conta do Governo do Estado, que não se fez representar, neste  mega evento. Foram sentidas, as ausências do Governador do Estado Pedro Taques, assim como, do Secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, que vem envidando esforços, no sentido de elevar  nossa educação, a um patamar aceitável, porém, nesse evento, ele acabou frustrando  centena de alunos,  e professores, que trabalharam e, se doaram, através de um esforço  hercúleo, no sentido de mostrar as aptidões e talentos dos nossos alunos,  que não são poucos.   

Felizmente dois tentáculos, do Governo estiveram presentes, através da prestação de serviços, temos que resaltar, a Secretaria de Estado e Trabalho e Assistência Social (Setas), que se fez representar, na pessoa do senhor Antonio Santana da Silva, Coordenador de ações integradas da cidadania, ofertando à população carente: carteira do pescador, plastificação de documentos, foto 3x4, solicitações de certidões de nascimento, óbitos e casamento; aproveitando o gancho, quero mandar um abraço ao superintendente do Programa Ganha Tempo da Secretaria de Estado e Trabalho e Assistência Social, Elizeu Martins, que vem desenvolvendo um brilhante trabalho, à frente da referida instituição.

Também se fez presente, através do Programa de Prestação e Defesa do Consumidor (PROCON-MT), com a prestação de serviços essenciais à população carente do bairro Planalto e adjacências.

O ponto alto do evento ficou por conta, das presenças dos cantores regionais, Roberto Lucialdo, e do Dr. do Rasqueado, João Eloy, que abrilhantaram o evento, levando, cerca de 300 pessoas à loucura e vibração.
Em  suas falas, não enalteceram apenas a musicalidade, ambos deram uma verdadeira lição de cidadania,  saindo de suas casas em pleno sábado, para levar as pessoas humildes, um mínimo de cordialidade, pois as mesmas, principalmente nas comunidades escolares, estão ávidas por momentos de lazer e entretenimento, eles não querem apenas lições e ensinamentos cognitivos.

Depois de sua apresentação, agora o Dr. João Eloy, aproveitou o momento propício; em sua fala às crianças e adolescentes, abordou um tema complexo e sintomático em toda sociedade brasileira, a questão das drogas, falando dos malefícios da mesma, e mostrando que esse caminho é sem volta, dizendo para as mesmas, que é melhor empunhar lápis e caneta, do que armas e drogas, ele na verdade acabou dando uma verdadeira aula.
A direção da Escola, na pessoa da Diretora Eliane Aparecida de Melo, corpo docente, discente e comunidade escolar, agradecem a todas, que de uma forma ou de outra, ajudaram na elaboração e realização, desse mega evento, cultural e social.

“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet