Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

“Quem Somos Nós?”: a união entre ciência e espiritualidade

E se você pudesse manifestar os acontecimentos de sua vida através do pensamento? Para os cientistas participantes do documentário “Quem Somos Nós?”, trata-se de algo perfeitamente viável. Por meio da união de ciência e espiritualidade, eles fortalecem o entendimento de que o ser humano é o principal responsável pela sua realidade e propõem uma maneira de interação de dentro para fora com o mundo.

Produzido William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente, “Quem Somos Nós?” (íntegra disponível no YouTube) estreou em 2004 nos EUA e gerou polêmica na comunidade científica. Curiosamente, o filme é pouco conhecido no Brasil. O documentário compila argumentos de cientistas do porte de Amit Goswami, Andrew Newberg e Fred Alan Wolf para afirmar: o pensamento altera a realidade.

A maioria das conclusões se baseiam em descobertas da Física Quântica, a visão científica que afirma que o mundo apresenta simultaneamente várias possibilidades de realidade até que um observador “escolha” uma forma de manifestação. Mas o mais intrigante é a união proposta entre ciência e espiritualidade. Revela-se que, com a Física Quântica, é possível afirmar que existe uma inteligência superior da qual todos somos partes. Em um conceito diferente do das religiões, prossegue, pode-se chamar essa inteligência de Deus. A matéria, segundo o documentário, nada mais é do que bits de informações concentradas.

O documentário é criticado por cientistas da Física Clássica. Entre as alegações feitas por eles, está a suposta distorção de alguns princípios da Física Quântica visando promover uma filosofia decorrente das conclusões obtidas. Mas, se me permitem uma sugestão leiga: antes de se basear cegamente pela crítica de uma vertente da ciência cooptada pelos interesses do sistema econômico e que cuja mais importante invenção foi a bomba atômica, tente incorporar por si só as informações do documentário à própria vida e usar a própria inteligência para tirar as conclusões.
 
Cássio Gonçalves, músico e jornalista.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet