Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Liberdade de imprensa!

A tentativa exacerbada, por parte de alguns seguimentos e instituições governamentais, em cercear a liberdade de imprensa em nosso país, vem se tornando algo recorrente, tendo como pano de fundo, situações  dantescas e vergonhosas; em nosso Estado, a coisa não é diferente. Conforme,  noticiário na imprensa local, aconteceu um fato vexatório e, que nos dias atuais, vem se tornando  recorrente; o cerceamento à liberdade de imprensa. Desta feita, tendo como epicentro, uma reunião do vice-governador Carlos Fávaro e a diretoria da Empaer, na quinta-feira (23), momento em que, a jornalista Cecília Gonçalves, que é assessora do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural (Sinterp), teve seus direitos constitucionais vilipendiados, sendo obrigado  entregar sua câmera fotográfica, tendo  as imagens apagadas.

Não estamos generalizando a situação ocorrida, acreditamos se tratar de um fato isolado, porém, acabou  maculando as ações de governo, em função, da tomada de posição, truculenta e desnecessária; através do cerceamento da imprensa, em cobrir uma reunião, envolvendo o vice-governador Carlos Fávaro e, a diretoria da Empaer.

Este episódio aconteceu com a  jornalista Cecília Gonçalves, que é assessora do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural (Sinterp), segundo informes  da imprensa local, a mesma teria sido obrigada a entregar sua câmera  fotográfica; não satisfeitos, apagaram as imagens feitas.

Paradoxalmente, é essa mesma imprensa, que leva informações, acerca do agronegócio mato-grossense;  conjunto das atividades econômicas ligadas à agropecuária, passando pela produção, industrialização e  comercialização dos produtos.

Através das commodities, essas mercadorias  são colocadas no mercado consumidor, elevando dessa forma, o nosso Produto Interno Bruto (PIB).  

É lamentável que em pleno século XXI, tenhamos que conviver com ações desastrosas, como as praticadas por esses senhores, que acreditam estar vivendo ainda, na idade média, com ações truculentas e desnecessárias, cerceando o trabalho hercúleo da imprensa, que visa apenas, informar e não macular.

A maior agravante, com relação a essa situação pouco ortodoxa, que resultou na desinteligência de alguns, com medidas austeras contra a imprensa local, a mesma, que informa e divulga todas as ações ligadas ao agronegócio. Mais lamentável é  que esta ação tenha ocorrido, poucos dias antes da comemoração do dia do Agricultor, que é dia 28 de julho, data instituída em 1960, por meio do Decreto nº 48.630, assinado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, é lamentável, que aconteçam fatos como os protagonizados por esses senhores.

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet