Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Porque escolhi José Moreno para me representar na OAB/MT

Nós advogados vivemos este momento de eleição como a chance de escolhermos quem será o nosso Presidente na entidade que nos representa.

E aqui o que importa não é amizade, troca de favores e sim qual o candidato que tem a melhor proposta para quando eleito, fizer da nossa casa, a OAB, uma entidade independente, sem vínculo político, que possa de fato se manifestar quanto às irregularidades, escândalos e corrupções, o que há muito tempo vem acontecendo e infelizmente nada sendo feito.

Tenho apenas 12 anos de advocacia e confesso que nunca estive tão decepcionada e desanimada como estou no momento.

E apesar do caos em que o judiciário se encontra, eu amo advogar e isso não têm dúvidas é de família e foi com meu saudoso pai José Annibal de Souza Bouret, mais conhecido como professor Bouret, que aprendi e sempre me espelhei.

Meu pai advogou por quase 50 anos, sua OAB era de n. 291, teve um currículo invejável, foi professor catedrático de Direito Internacional Público, professor de Direito Civil, tanto na antiga Faculdade de Direito de Cuiabá, hoje Universidade Federal de Mato Grosso, como também na UNIC e na Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça. Foi deputado estadual em 1964, foi membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mato-grossense de Desportos, e ainda, Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso. Chegou a ocupar o cargo de Secretário de Estado do Interior, atuou como membro da banca examinadora para correção de provas do Exame de Ordem e foi membro da banca examinadora para o cargo de Juiz do Trabalho da 23ª Região e por conta de seu trabalho que começou em 1960 e só terminou no dia do seu falecimento, que diga-se de passagem, eu e ele trabalhamos até as 13 hs de um domingo e as 16 hs ele teve um infarto fulminante, no dia 10.02.2008, ele teve várias condecorações, entre as quais ele foi agraciado com o título de Grão Mestre da Ordem do Mérito de Mato Grosso, com a comenda no grau de Oficial. Ganhou o título de Cidadão Ilustre e foi homenageado pela Assembleia Legislativa com a Moção de Louvor e por fim foi homenageado pelo Projeto Memória do Conselho Federal da OAB em reconhecimento aos seus importantes serviços prestados à advocacia.

E é nele que me espelho para seguir minha profissão, pois sempre procurei advogar dentro das normas que a nossa classe exige, cometendo erros, mas procurando sempre seguir a ética.

Sei que Moreno vai colocar a casa em ordem e defender os interesses dos advogados e da sociedade, principalmente porque vai cumprir o papel de fiscalização e controle social sobre o Poder Judiciário, combatendo toda forma de corrupção.

E com muito orgulho que aceitei fazer parte da Chapa 04, Atitude na Ordem, no cargo de Conselheira Estadual, pois Moreno me representa.

Ludmilla de Moura Bouret é advogada
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet