Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Orgulho da nossa campanha!

Caros colegas, como todos sabem, nesta sexta-feira (27) vamos às urnas escolher o próximo presidente da OAB-MT. Como alguns colegas sabem, sou candidata a secretária-geral adjunta, na chapa que tem Leonardo Campos como candidato a presidente e Flávio Ferreira como candidato a vice.

Infelizmente, no início desta semana, vimos que o nosso pleito virou até caso da Polícia Federal, com a investigação em relação às mensagens apócrifas que têm sido disparadas para a Advocacia em relação à pessoa de Leonardo Campos. Vimos também ataques raivosos, sem conteúdo, com o único objetivo de tentar fazer alavancar suas candidaturas. E também de rebaixar a imagem da OAB/MT.

Num momento em que todos se propõem a abdicar da prática de boca de urna, qual chapa realmente pode declarar estar fazendo uma eleição realmente limpa? Qual chapa chegará ao pleito e vencerá com a consciência de ter feito um combate limpo?

Sinceramente, ficamos carentes de um processo eleitoral elevado, com a cara da Ordem, de debate de ideias, sem ataques gratuitos, de respeito mútuo de opiniões e cordialidade profissional. Afinal, após esse período eleitoral, a partir do dia 28, continuaremos todos sendo colegas advogados e advogadas. Mas o que tenho percebido é o uso das práticas mais abomináveis das campanhas político-partidárias, rebaixando ao nível mais rasteiro uma eleição tão importante como é a da nossa Ordem.

Advogado que ataca advogado não está preparado para assumir a OAB. Porque não saberá, nem terá postura, para zelar por seus pares. Advogado que ataca advogado agora, fará o mesmo quando o jovem advogado estiver sendo destratado nas delegacias e juizados. Não terá crédito para fazer a defesa das prerrogativas de nossa classe. Fará uma presidência egocêntrica, de gabinete e ofícios, sem atacar a quem realmente precisa, sem defender o que se deve. 

A nossa chapa tem cara e corpo. Construímos a nossa campanha através de um diálogo aberto, sincero, sem posições políticas de Ordem, modernista, de avanço comum, sem picuinhas de “facções rivais”. Queremos uma OAB-MT ainda maior. Nesse momento democrático de debate de ideias, não podemos nos diminuir para uma simples posição de situação e oposição como tentam fazer. De apenas nariz e umbigo. Devemos todos nos unir em torno de uma discussão coesa sobre o presente e futuro da Ordem. E escolher o melhor líder para conduzir nossas posições conjuntas.

Nessa reta final, praticamente à véspera da eleição, vamos continuar com uma campanha limpa, do bem, preocupada em propor melhorias para exercermos o nosso ofício. Em um evento de campanha, tivemos a oportunidade de arrecadar mais de 500kg de alimentos entregues ao Hospital do Câncer. Orgulho de estar fazendo um combate de alto nível, de fazer uma campanha propositiva e iremos assim até o último voto apurado.

E tenho certeza que, é dessa forma, limpa, honesta, de frente para o advogado que a chapa 3 conquistará a vitória na próxima sexta para advogar por todos e liderar pela Ordem! 

 

Gisela Cardoso é advogada, professora e concorre ao cargo de secretária-geral adjunta da OAB-MT pela chapa 3

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet