Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

PT: do brilho à escuridão

Reprodução

Assistindo as declarações dos deputados na Câmara acerca do impeachment, fiquei um tanto curioso. Como um partido consegue perder sua identidade em tão pouco tempo?

Quando tinha apenas dez anos de idade, em 1992, meu pai, um idealista com quem aprendi algumas coisas sobre política, chegou entusiasmado em nossa humilde casa de madeira no Paraná. Mesmo tendo passando das 19 horas, fez questão de colocar sua escada de madeira em frente à casa e empunhar a bandeira do PT no ponto mais alto de nossa residência. 

Segundo ele, o PT seria a esperança de um país melhor, pois dentre suas propostas, o ápice era o combate a corrupção, que indiscutivelmente traz inúmeros prejuízos à sociedade, sobretudo, àqueles que dependem do
poder público quando o assunto é saúde, educação e segurança pública. 

Depois de uma semana orgulhoso com sua bandeira, meu pai ficou mais feliz ao saber que o líder daquela revolução estaria em Curitiba, falando de suas ideologias e projetos que poderiam melhorar a vida de todos. 

Fomos, e em meio acerca de 500 mil pessoas, assistimos Lula fazer seu discurso na boca maldita que emocionou todos quando ao final tocou "lula lá, brilha uma estrela."Naquela época, os políticos vinculados ao PT vendiam broches na Avenida das Flores para juntar dinheiro para propagar aquela ideologia bonita.

Se passaram 20 anos e hoje, depois de várias discussões ideológicas,eu e meu pai temos o mesmo sentimento, o PT é uma vergonha para o País. Aqueles que sempre defenderam a ética e a moralidade, hoje tem como líder na câmara um cidadão que foi preso com dinheiro na cueca.

O maior líder, ficou milionário e está em um hotel distribuindo dinheiro para defender um poder sem limites. A lei da ficha limpa que foi uma das maiores vitórias da democracia,está sendo ignorada pelo partido dos trabalhadores.

Prova disso é a indicação de Ministros que estão sendo acusados de corrupção, além da nomeação de políticos "enrolados" com a justiça para atuar em cargos relevantes para sociedade. 

Exemplo é Mato Grosso, onde a presidente Dilma nomeou um ficha suja, barrado pela Justiça Eleitoral, para assumir como superintendente do INCRA, um órgão de extrema relevância que reflete na vida de vários
cidadãos.

Sem dúvidas o PT perdeu sua identidade e o impeachment não é apenas uma punição por crime de responsabilidade fiscal, mas uma resposta pelos clamores da sociedade que não admitem mais que seus governantes ignorem seus anseios.

Talvez seja a hora do país ser passado a limpo, surgindo um novo partido, não o PMDB, PSDB, PSB ou qualquer outro, mas o partido anticorrupção, aquele que independe de ideologia, que tenha como bandeira a transparência com o dinheiro público. 

É inadmissível que a corrupção sobreponha a vontade popular e que as manifestações, não apenas aquelas que reúnem multidões, mas daquele cidadão que brada solitário na fila do banco sejam desprezadas.  Um governo que ignora os anseios de seus governados, definitivamente não merece prosperar. 

Para aqueles que acham que a insatisfação é golpe, devo dizer que,golpe é frustrar a expectativa do cidadão e abandonar os princípios que foram os alicerces para convencimento da população. Sem dúvida, a estrela que era símbolo de esperança se tornou sinônimo de escuridão e vergonha nacional. 

*Rodrigo Araújo é advogado e conselheiro estadual da OAB/MT
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet