Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

VLT: uma luz no fim do túnel

Rogério Florentino Pereira / OD


Os danos provocados a nós cuiabanos e várzea-grandenses pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) são incalculáveis. Mas, nesse caos, nesse túnel de incertezas e escuridão, é possível ver uma luz.
 
O consórcio deixou claro para Frente Parlamentar em prol da Retomada e Conclusão das Obras do VLT, que as obras poderão ser retomadas este ano, caso o Governo e o consórcio entrem em um acordo em relação ao cronograma físico-financeiro.
 
A despeito da negociação que está por vir será um avanço capaz de promover transformações profundas na mobilidade urbana da Região Metropolitana de Cuiabá e, o que é mais importante, na melhoria da qualidade de vida de milhares de usuários.
 
Em reunião com representantes do consórcio essa semana ficou evidente que as negociações com o governo estão avançando e estamos próximos de um final feliz quanto à retomada das obras.
 
O que não podemos aceitar é que essa negociação resulta em nada e surta nenhum efeito. Não aceitamos mais delongas, o nosso objetivo é a retomada imediata das obras.
 
Isso se deve, também, graças ao trabalho da Frente Pró-VLT do Poder Legislativo. O nosso intuito é acompanhar e auxiliar o governo na retomada das obras. Lutamos por ações que vão melhorar a vida das pessoas.
 
O VLT é a verdadeira transformação no transporte público e a nossa população merece o que há de melhor em termos de qualidade, modernidade e eficiência. O sistema irá proporcionar um salto na qualidade de vida dos usuários.
 
É confortável dizer que estamos preparando Cuiabá para o futuro próspero, que se aproxima logo em breve. A obra do VLT é imponente e marcará o início de uma grande era na mobilidade urbana da capital do Estado de Mato Grosso.
 
Nós precisamos avançar e encontrar com a modernidade e o futuro. Temos que pensar grande e inconformar com a realidade de um transporte coletivo de péssima qualidade que estamos acostumados.
 
Infelizmente o VLT não foi concluído dentro da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014. Mas isso pouco importa no momento. Afinal, sempre defendemos o legado das obras da Copa.
 
É hora de dar um basta nessa situação e trabalhar para que possamos concluir essa obra que irá transformar o transporte público da capital mato-grossense. Não há solução mágica.
 
É preciso união de todos, juntar pedaços, recuperar a credibilidade das pessoas, enfim, situações para o Mato Grosso prosperar e crescer com sustentabilidade.
 
*Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo PMDB em Mato Grosso
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet