Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

O que você pode fazer por Várzea Grande?

Elisângela Neponuceno / Divulgação


 
Vivemos em Várzea Grande e conhecemos a dor e a delícia de vivermos aqui, sentimos na pele as dores causadas pelas necessidades estruturais de nossa cidade em contraste com as alegrias proporcionadas pelas tradicionais festas de santo, pelo lambadão que anima a moçada em todos os eventos ou por uma peixada com amigos nos finais de semana em Bonsucesso ou passagem da conceição.
 
Diariamente nossa população sofre com ônibus sucateados, passagens altas. Parque Fancho ou Berneck? Ambos abandonados como o COT do Parí edificado pela metade e que já se deteriora. Milhões gastos num presídio inacabado enquanto nossas ruas seguem esburacadas. IPTU demais para infraestrutura de menos.
 
Vivemos claramente um momento difícil. A ponto de estimular a necessidade de que cada habitante se engaje diretamente na causa da transformação, procurando soluções coletivas criativas, impulsionando um forte movimento propositivo, gerando ações comprometidas com toda a sociedade, a favor de Várzea Grande.
 
Qual a solução para a melhoria em nossa qualidade de vida na “Cidade Industrial”?
 
Qual o caminho para a restauração da autoestima e restituição da fé num futuro promissor baseado em nossas atuais opções políticas? Temos bem mais que uma dúzia de possibilidades concretas para implementar a geração de emprego para estimular nosso comércio e fomentar a expansão de nossa economia a fim de recuperar a alcunha de “cidade industrial”, basta que nossa cabeças pensantes se unam num pacto proativo a favor da Várzea Grande.
 
Uma das mais coerentes opções à busca de soluções é a pesquisa. A observação de casos similares. Existem vários exemplos nacionais de municípios que reagiram contra situações de caos administrativos. Cidades que, com seriedade e bastante trabalho optaram por eleger gestores preparados e comprometidos com o bem-estar da população.
 
Tais municípios reagiram e derrotaram antigos e perniciosos conceitos da política local como compra de votos, nepotismos e monopólios para, em seguida, emergirem vitoriosas oferecendo serviços públicos competentes e justos que proporcionam hoje, qualidade de vida, conforto e paz a seus habitantes.
 
Pesquisem as soluções adotadas por cidades como Embu, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Esses seis municípios se juntaram em um consórcio para buscar soluções comuns, em diversas áreas: saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento regional.
 
Em Apucarana, na região Norte do Paraná, além de cuidar da limpeza dos quintais, moradores têm apostado em uma alternativa natural para espantar o mosquito cultivando em citronela e crotalária.
 
A distribuição das mudas das plantas faz parte do projeto “Dengue Controle Natural, da Prefeitura de Apucarana.
 
Existem vários outros exemplos onde um gestor bem-intencionado pode buscar inspirações para a melhoria de sua cidade.
 
Estas cidades provaram que é possível reagir ao caos.
 
Podemos concluir então que, nossa querida Várzea Grande vive um momento especial. Decisivo. Onde todo habitante possui o direito de mobilizar-se. Todo e cada um é responsável pela renovação que se prenuncia. Se você prefere uma cidade melhor então deve se mexer. Precisa atuar assertivamente.
 
O que você pode fazer por Várzea Grande?
 
O primeiro passo é tomar consciência de que é co-responsável politicamente.
 
Pesquise, leia, estude, discuta com a família, com os vizinhos e amigos. Faça o dever de casa e participe deste processo de transformação com seu máximo. Engajado direta ou indiretamente, você deve dar sua parcela de contribuição nessa construção do que virá, com todo empenho e seriedade que puder. Não possuindo essa capacidade então reze para que seu vizinho possua em dobro.
 
É um momento único. Com similares na história do Brasil. Diretas já, Constituinte, Fora Collor, etc. Sempre que o povo foi para as ruas provocou a transformação para melhor. Sem reação popular não acontece. Sem o povo nada muda e já temos isso comprovado na história política nacional. Portanto também é o povo várzea-grandense quem deve tomar para si a missão de renovar sua cidade.
 
Nossa população já está pronta para exercer seus diretos de cidadania. Unamo-nos todos, num pacto de renovação por Várzea Grande e façamos cada qual de acordo com nossas possibilidades, seja militando politicamente ou exercendo – com seriedade máxima – nosso poder de voto.
 
Só assim poderemos construir uma cidade com alto IDH e habitada por gente feliz e realizada.
 
*William Cardoso é Advogado, Empresário e Presidente do PSDB em Várzea Grande
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet