Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Você faz a sua parte?

Quando você está andando pelas ruas da Grande Cuiabá e alguém joga lixo na rua, como você reage à situação? Venho fazer um apelo à população. Vamos fazer a nossa parte e jogar o lixo no seu local de descarte adequado e educar aqueles que não compreendem a importância desses atos.

Porque a mesma pessoa que joga um papel de bala nas ruas é também aquela que sofre as consequências das chuvas que alagam a cidade. Então por que não colaborar?

Tenho participado de eventos e conhecido muitas pessoas que se preocupam com a qualidade de vida da nossa cidade e que se importam em proteger a natureza. No último dia 07, por exemplo, fiz parte da ação voluntária organizada pela “Teoria Verde” e “Eu Amo Eu Cuido” para a limpeza da Ponte de Ferro, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital.

O local é conhecido por atrair famílias que querem curtir o Rio Coxipó. Aquele trecho ainda não foi contaminado pelo despejo de esgoto.

A experiência foi fenomenal. Pude sentir na pele a dedicação e a vontade de um grupo de pessoas em manter aquele local preservado para as futuras gerações. Era a natureza sendo tratada com carinho, educação e a atenção que merece.

O objetivo do projeto é chamar a atenção da sociedade para a educação ambiental. E por isso venho convidar cada um de vocês a participarem da próxima ação de limpeza organizada pelo grupo “Amigos do Rio Cuiabá”.

Vamos nos reunir no dia 04 de junho, na Praça do Porto. As escolas das comunidades ribeirinhas já confirmaram presença, mas queremos o envolvimento de toda a sociedade.Essa será uma ação em defesa do nosso rio, que tanto nos deu e que chegou a nossa vez de retribuir.

Todos os dias eu penso: Qual é a herança que vamos deixar para o futuro? Reflito e chego à mesma conclusão de que é preciso sempre lembrar de que na natureza, deixamos pegadas e não lixo.

 *Zidiel Coutinho Júnior  é advogado e ex-Secretário Adjunto de Meio Ambiente e e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet