Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

​Pais, o que vocês poderiam ter feito para evitar o estupro coletivo?

É inegável a diferença de comportamento entre meninos e meninas. E isso é observado desde os primeiros meses de vida. Ao longo do crescimento e com os estímulos que os pais vão oferecendo essas diferenças vão se tornando parte da personalidade de cada um deles. Acendamos uma luz de alerta aqui.

Segundo o dicionário Aurélio, educar é o aperfeiçoamento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano. Sendo assim, está sob responsabilidade dos pais observar, ensinar e estimular os valores humanos agregados aos desenvolvimentos intelectuais. Não basta entrega-los a uma ótima formação escolar, é necessário ensinar-lhes bom senso, respeito e limites.

Os meninos são estimulados a serem violentos. Num culto aos super-heróis, é comercializado às crianças, armas, escudos, espadas, tanques de guerra. As brincadeiras são sempre de violência. Os meninos aprendem que precisam tomar de assalto as coisas. Conquistar com suas armas, com seus atos “heroicos”. Não é dialogando, é tomando a arma e atacando.

Esse espirito de aventura, de que as coisas podem ser conseguidas com força e violência, ecoa numa sociedade que ainda cultuam o homem em detrimento da mulher. Que ainda sustenta um discurso da inferioridade da mulher sob a figura do homem. E aí está a responsabilidade dos educadores em descontruir esses estereótipos tão nocivos ao que queremos, como um mundo melhor para os nossos filhos.

Há de se observar desde cedo o que estamos estimulando. Se aceita um tapa do filho sem corrigi-lo você está dizendo que aquilo é permitido. Se aceita que ele chegue em casa marcado por alguma violência que se envolveu na escola, apenas tratando isso como “coisa de meninos”, você está dizendo à ele que tudo bem, independente do que tenha acontecido. Se estimula-os à serem “garanhões” está dizendo à eles que mulher é um objeto à ser conquistado e exibido.

Quando nos deparamos com casos como esse do estupro coletivo que tanto nos choca, defrontamos com uma sociedade que estimulou quando não corrigiu as atitudes violentas desde o início. A frase celebre de Pitágoras orienta à educar as crianças para que não seja preciso punir os adultos, isso significa não ignorar as tendências da personalidade das crianças, não ignorar as manifestações violentas e estimular a canalização da energia para atividades que auxiliem a desenvolver os valores humanos. O esporte, o teatro, a dança, são ótimos meios e caminhos de se criar empatia sobre as questões dos outros. Aproveitar uma notícia como a desse crime bárbaro para discutir e conversar com eles, também é uma oportunidade que não se deve perder.
Pais, seus filhos podem ser os multiplicadores de seus valores. Para isso é necessário se tornar atento às suas manifestações. Incluir à pauta das conversas questões de respeito aos outros e premiar as boas atitudes ofertando mais atenção, cuidado e amor.

Meu nome é Douglas Amorim, sou psicólogo e atendo em Cuiabá, crianças, adolescentes e adultos. Coordeno um grupo para pacientes no pré e no pós operatório da cirurgia bariátrica e também atendo individualmente a estes. Realizo atendimento online e publico diariamente frases e pensamentos no perfil do IG: www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba

Para agendamentos de consulta utilizar o Whats 065 9293 9445 ou o direct do instagram.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet