Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

A natureza agradece

O meio ambiente é tudo aquilo que é vivo ou não-vivo que está na Terra e que afeta diretamente o ecossistema e os seres humanos. Para a ONU, o meio ambiente é o conjunto de componentes químicos, físicos, biológicos e sociais capazes de causar efeito direto ou indireto sobre os seres vivos e suas atividades. E para você, o que é o meio ambiente?

Para mim, meio ambiente é vida. É saúde e bem estar. É futuro.

Desde cedo aprendemos que devemos respeitar o meio ambiente, protegê-lo e preservá-lo. Afinal, são nossas atitudes que contribuem ou não para a sua sobrevivência. E, consequentemente, a de nossas futuras gerações.

E nada mais do que oportuno do que colocar em pauta esse assunto já que estamos na Semana do Meio Ambiente. Em Mato Grosso, o evento foi instituído a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

 

Então vamos trazer o assunto para a nossa realidade. Somos o estado que mais desmata a Amazônia, por exemplo. O estado registrou uma das maiores altas (40%), ao lado do Amazonas e de Rondônia. No total, foram 5831 km² destruídos entre agosto de 2014 e julho de 2015, o equivalente a mais de quatro vezes a área da cidade do Rio de Janeiro.

A geração de lixo no Brasil aumentou 29% de 2003 a 2014, o equivalente a cinco vezes a taxa de crescimento populacional no período, que foi 6%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Cuiabá, a reciclagem é feita em apenas 1% do lixo que é produzido na cidade. Diariamente são produzidas 540 toneladas de lixo diariamente, chegando a 16,2 mil toneladas ao fim de cada mês e desse total, somente 175 toneladas são recicladas no mesmo período. Os dados são da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da capital.

Isso sem pensar na falta de políticas de preservação no nosso estado, que abrange três grandes ecossistemas: A Amazônia, o Pantanal e o Cerrado.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no primeiro trimestre de 2016 foram registrados 13.930 focos de incêndio em todo o Brasil,sendo 42,2% maior do que o registrado em 2015 e recorde desde 1998, quando o órgão iniciou essas medições. A maior parte desses focos ocorreu no Cerrado, onde estão localizadas as nascentes de alguns dos principais rios brasileiros,onde vivem cerca de 20 milhões de pessoas e parte do território do Mato Grosso também está inserido.

Mesmo antes da chegada do período de estiagem, Mato Grosso já apresenta aumento de 28,98% nos focos de queimadas e é o estado brasileiro com maior incidência de queimadas, com 4.766 focos.

É assim que estamos contribuindo para o futuro do meio ambiente, para uma natureza viva e um futuro saudável? Então estamos errando nas tentativas. É preciso agir e com pressa. Fazer a sua parte e conscientizar todos aqueles que nos cercam. A informação pode mudar uma realidade tão triste.

Dessa forma, volto a convidar a todos para participar da ação de limpeza do Rio Cuiabá no dia 4 de junho. O evento é organizado pelos "Amigos do Rio Cuiabá". O material recolhido será separado às margens do rio e o que puder ser reciclado vai para a coleta seletiva.

E eu sei que apenas uma ação pode não limpar ta a extensão do rio que banha a nossa cidade, mas se cada um ajudar a não sujar já seria um grande passo para o começo de uma vida sustentável. A natureza agradece!


Zidiel Coutinho Jr. é advogado e ex-Secretário Adj. de Meio Ambiente e e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet