Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Por David Moura

Rogério Florentino Pereira

O judô tem como alicerce princípios filosóficos definidos por seu criador, o japonês Jigoro Kano que, como ditados por ele mesmo, evidenciam que o esporte pode ser resumido como a “elevação de uma simples técnica a princípios e modos de viver”. O espírito final do judô, por conseguinte, é de “incutir no homem o respeito pelos princípios da máxima eficiência, da prosperidade, benefícios mútuos e da suavidade para poder atingir, individualmente e coletivamente, seus estados mais elevados e, ao mesmo tempo, mais desenvolvidos na arte de ataque e defesa”.
 
 Em resumo, poderia se dizer que é isso o que se espera das pessoas.
 
 O judoca mato-grossense David Moura passou hoje por mais uma grande luta e venceu por ippon, a pontuação máxima do esporte. Foi digno, companheiro, leal e honesto. Sua não convocação para a Seleção Brasileira, que disputará os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto, foi nacionalmente contestada.
 
No último ano David participou dos grandes torneios do circuito mundial com resultados expressivos contra os principais judocas do mundo. Entre tantas batalhas e idas e vindas a Cuiabá, onde treina, destaque para as lutas contra a lenda francesa Teddy Rinner, campeão olímpico e octa mundial. O cuiabano deu trabalho para a muralha! Pontuou em quase todos os torneios e foi campeão Pan Americano no Canadá. Esse retrospecto, associado à campanha de seu companheiro de Seleção Rafael Silva, o Baby, que talvez não tenha enfrentado adversários tão difíceis, muito em função de uma contusão grave que o tirou dos tatames durante parte do ano passado, garantiria a sua vaga na categoria dos pesados.
 
 Baby foi escolhido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos.
 
Que o lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris em 1900, seja mais um motivador na carreira do nosso judoca e que alguma explicação da CBJ, talvez uma nota técnica sobre a escolha, nos seja ofertada, judocas ou não. Seria digno da Confederação.
 
O lema de Didon significa "mais rápido, mais alto, mais forte". Sejamos todos e em todos os sentidos.
 
*Fabricio Carvalho é Maestro e Judoca em Mato Grosso


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet