Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Vizinhança vigilante

Você está na sua casa e percebe uma movimentação estranha nas redondezas. O que você faz? A maioria liga para a polícia, se protege dentro de casa e espera que tudo acabe bem. Mas e se alguém conhecido andar pelo local?

Uma das minhas propostas como pré-candidato a vereador de Cuiabá é o desenvolvimento do projeto “Vizinhança Solidária”, que tem como principal objetivo servir de ferramenta para facilitar a comunicação entre todos os moradores de uma região em um momento de desconfiança e insegurança local.

Além disso, é como uma pequena contribuição para o sentimento de coletivo social, deixando de lado o individualismo massacrante na nossa sociedade. Vamos nos ajudar!

O trabalho não visa tirar a importância da polícia, muito pelo contrário. O projeto é como um suporte ao trabalho realizado pelos agentes, possibilitante que, em primeira instância, as pessoas se protejam em suas casas até que a polícia tome as medidas necessárias.

Todos sabemos que a nossa segurança vive um momento de pouca valorização e por isso, esse esforço poderia ajudar a polícia a agir com inteligência e em casos de real necessidade, diminuindo os indicadores de violência e oferecendo dados que ajudem o governo a agir.

E os números da violência assustam. De acordo com dados da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), foram 11 latrocínios em Cuiabá nesse primeiro semestre, sendo que no mesmo período de 2015, foram registrados 8 casos. É um aumento de mais de 40%.  

Já a Polícia Civil registrou 138 casos de estupro em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, apenas nos primeiros seis meses de 2016. Esse número também engloba tanto os casos apurados pela Delegacias Especializada de Defesa da Mulher quanto os casos de estupros de vulneráveis (menores de 14 anos), que são investigados pela de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Não menos importante, foram furtados e roubados mais de 2 mil carros e motocicletas na Grande Cuiabá, um aumento de 5,47% se comparado com o mesmo período de 2015.

O balanço de crimes é assustador e precisamos nos prevenir.

A Polícia é uma peça importante mas não pode ser a única responsável pela segurança. É preciso que ajudemos e vigiemos uns aos outros. Afinal somos cidadãos, vizinhos, famílias e pessoas que anseiam por segurança e, principalmente, qualidade de vida.

 

Zidiel Coutinho Jr. é advogado e ex-Secretário Adj. de Meio Ambiente e e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá.  

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet