Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

Geoparque de Chapada dos Guimarães, quais os impactos desta proposta?

Desde o inicio do mês de Abril, está em discussão a criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães. Mas o que é um Geoparque?

Um geoparque é um projeto de desenvolvimento local e sua construção está diretamente relacionada com os habitantes que residem no território em questão. Os impactos dos geoparques estão relacionados aos seus três pilares básicos que são: Geoconservação, Educação e Geoturismo.

Durante o processo de criação do Geoparque é realizado o levantamento de diversos serviços e atrativos existentes na região. Essas informações são depois amplamente divulgadas juntamente com os atrativos existentes, estas informações então são relacionadas com o patrimônio geológico ou com outros valores existentes na região.

A ampliação do número de turistas trás um impacto direto na economia local em diversos segmentos como hotelaria, setor de alimentação, artesãos, setor de serviços entre outros. Com isso, o território passa a ter como motor de desenvolvimento atividades relacionadas com o geoturismo. Os geoparques são excelentes oportunidades para empresas locais. Tal fluxo de crescimento representa uma maior geração de oportunidades e também uma melhoria da qualidade de vida da população que ali reside.

Os benéficos educacionais são diversos, pois a ampliação do conhecimento sobre o nosso planeta pode significar uma mudança profunda na forma de ver o mundo e o meio em que vivemos. Os geoparques são oportunidades para escolas e universidades trabalharem os temas relacionados ao meio físico com seus estudantes.

Para a comunidade local a compreensão sobre a geologia ali existente pode significar também uma ampliação do valor que os próprios moradores dão ao seu território, visto que ao observar e tomar conhecimento sobre o quanto é especial àquele local em que eles vivem, deste dia em diante o próprio olhar sob sua localidade de cada um dos residentes será diferente.

Outro aspecto que os geoparques permitem e o desenvolvimento de atividades rentáveis em áreas rurais através do turismo. Em alguns países como o Brasil isso pode ter uma função muito importante, visto que nas ultimas décadas o êxodo rural é um dos grandes problemas sociais existentes. Sendo assim, os geoparques são uma incrível oportunidade de se integrar os aspectos culturais e o dia a dia das pessoas que vivem no campo valorizando essas informações, gerando renda, oportunidades e incentivando elas não migrarem para grandes centros.

Geoparques por tanto, são um modelo existente em vários lugares do mundo que associa preservação com desenvolvimento social e ganhos educacionais, certamente é um modelo que podemos replicar com sucesso também no Município de Chapada dos Guimarães.


Caiubi Kuhn é docente do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Conselheiro-Suplente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT); Diretor de Benefícios e Relações Sindicais do Sindicato dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT); e Presidente da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE)

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet