Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Obrigado, Mauro Mendes!

Divulgação



Encerro neste domingo (31.07) um ciclo importante da minha vida, especialmente na sua dimensão profissional, concluindo um trabalho iniciado no julho de 2013 como membro da equipe do prefeito Mauro Mendes em Cuiabá.

Tudo nesta experiência foi importante para meu crescimento humano e profissional, desde o convite inusitado.

Era uma tarde de quinta-feira de junho de 2013 quando recebi um telefonema de um amigo solicitando uma conversa comigo. Alguns minutos depois ele aportaria em meu escritório para me consultar sobre um convite para uma reunião com o prefeito para uma conversa informal. Obviamente, respondi que seria uma honra ser recebido pelo prefeito, uma pessoa com a qual não tinha praticamente nenhuma relação, a não ser uma leve convivência social.

Desde a segunda-feira anterior a imprensa local já noticiava a saída do então secretário de Comunicação. Qual não foi minha surpresa, depois de umas duas horas de conversa sobre assuntos gerais, especialmente política, marketing e comunicação pública, já no sábado, nas presenças do nosso amigo em comum e do meu filho mais velho, com um inesperado convite de Mauro Mendes para ser seu secretário de Comunicação.

A surpresa residia no fato de jamais ter trabalhado ou tido qualquer relação mais próxima com Mendes. Ao contrário. Embora tivesse votado em Mauro Mendes no segundo turno das eleições de 2012 (no primeiro turno estava fora de Cuiabá, a trabalho, e apenas justifiquei minha ausência), na campanha de 2010 tinha atuado profissionalmente em outro projeto contrário ao seu. E é raro os políticos buscarem colaboradores no campo adversário.

Aquela foi a principal razão para eu aceitar o convite, porque vi ali um político diferente de quase todos os demais que conhecia.

Nos meses seguintes essa percepção do político diferente, que não se utiliza de demagogia, que não gosta de lançar placas de obras – e às vezes nem se importa em inaugurá-las, mas, sim, em executá-las e entregá-las -, que não lança mão de factóides, que não é visto distribuindo tapinhas nas costas e sorrisos sem motivo, enfim, foi se amplificando e descobri qualidades de gestor, político, pessoa, pai de família, marido, amigo, que me causaram profundo impacto e admiração.

O primeiro agradecimento que faço a Mauro Mendes se origina na oportunidade que ele me franqueou - um estranho - de participar de uma gestão histórica na prefeitura de Cuiabá, que jamais sairá da memória dos cuiabanos como a administração mais realizadora em quase 300 anos de existência da capital de Mato Grosso. Nos últimos três anos pude testemunhar todo o esforço e sacrifício do Mauro e sua família, bem como de toda a nossa equipe, inicialmente como secretário de Comunicação, e desde janeiro de 2015, como secretário de Governo e Comunicação, para construir uma Cuiabá melhor.

São várias revoluções registradas na gestão do prefeito Mauro Mendes, entre as quais posso citar resumidamente as áreas de infraestrutura, com mais de 300 quilômetros de asfalto novo e outros 500 km de recapeamento entregues a população em todas as regiões de Cuiabá; a limpeza e revitalização dos canteiros, praças e jardins na área de urbanismo; a maior modernização e ampliação da rede física no sistema público de educação, com mais de 100 obras no total; do novo conceito de parques públicos vocacionados para o uso noturno, devido ao calor de Cuiabá, como o Complexo Dom Aquino, o Parque Tia Nair – já entregues – e o Parque das Águas e a Orla do Porto, em plena execução, com previsão de entrega até dezembro; a revolução na saúde pública, com quatro novas UPAS (sendo duas já entregues e em funcionamento e outras duas em construção), além do Hospital São Benedito, que já realizou mais de 3 mil cirurgias de alta complexidade no primeiro ano de funcionamento, e a grande obra sonhada pela população para esta área, que é a construção do novo hospital e pronto socorro, já em fase bastante adiantada.

Há várias outras experiências exitosas que poderia mencionar, seja na área do trânsito, transportes e da mobilidade urbana, regularização fundiária, combate à indústria do grilo, transparência, fortalecimento dos conselhos municipais, e da eficiência de gestão.

Contudo, o principal legado da gestão Mauro Mendes é algo intangível e pouco perceptível, mas que está na base de todas as demais conquistas: um novo jeito de governar, o jeito Mauro Mendes, que se baseia na ousadia, inovação, transparência, eficiência, parcerias e respeito ao dinheiro e ao patrimônio públicos e, o mais importante, o fazer bem feito, fazer com qualidade, fazendo mais com menos!

E é especialmente por este conjunto da obra que agradeço efusivamente ao prefeito Mauro Mendes, desta vez como cidadão, por viver hoje com meus filhos em uma Cuiabá muito melhor que a de quatro anos atrás!

Aproveito para agradecer também à colaboração de todos os colegas de trabalho na prefeitura, dos secretários aos mais humildes servidores. Especialmente aos meus colegas da Secretaria de Governo e Comunicação, a cada um dos meus adjuntos, secretárias, jornalistas, publicitários, agências, motoristas, administrativos, enfim, a todos sem absolutamente nenhuma exceção. Juntos, provamos que uma equipe unidade e motivada por um líder sério, moderno e inspirador, pode fazer várias revoluções, como as que fizemos.

Agradeço também aos colegas da imprensa pela relação transparente e respeitosa; aos vereadores pelo diálogo franco e honesto; e aos familiares e amigos pela paciência e compreensão pela minha ausência da convivência cotidiana. Agradeço, ainda, à primeira-dama Virgínia pelo carinho com o qual me acolheu.

A todos também peço desculpas por eventuais excessos. Eles foram sempre motivados pelo entusiasmo da construção de uma experiência inovadora e exitosa, e jamais pelo ódio ou ressentimento.

Iniciamos agora, fora da prefeitura, uma jornada de esperança e fé inabalável no futuro, a partir das nossas conquistas do presente, de debater com a população, de forma honesta, franca e fraterna, os melhores caminhos para mantermos Cuiabá no rumo certo do desenvolvimento humano, social e econômico. Até porque muitas sementes já foram plantadas e seus frutos ainda serão colhidos e compartidos com toda a população. E você, caro leitor, é meu convidado de honra para este debate!

*KLEBER LIMA é jornalista, consultor de marketing e ex-secretário de Governo e Comunicação da prefeitura de Cuiabá. E-mail:  kleberlima@terra.com.br

 

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet