Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

​ Reta final!

Parafraseando a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia; que defendeu  na última quinta-feira  20 de outubro, a liberdade de expressão, ao abrir o X Fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas  (Aner), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. A campanha do segundo turno em nossa capital na corrida sucessória a prefeitura Municipal de Cuiabá, entra na reta final; tendo como postulantes ao cargo mais cobiçado do executivo Municipal, os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB).

Cuiabá se aproxima de seus trezentos anos de existência, como tal, não poderemos retroagir, e   transformar a nossa querida Cuiabá, em um grande laboratório de experiências malfadadas.

Como acontecera no Estado, episódio nefasto e vergonhoso, em que, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), além de 11 integrantes de sua administração, foram presos  e conduzidos ao Centro de Custodia de Cuiabá (CCC), envolvidos em um mar de lama chamado corrupção, provenientes de várias operações. Algumas delas ainda em curso irão por certo, descobrir outros corruptos.

Para mim, em minha trajetória de vida simples, pautada na honestidade, sinceridade e retidão de caráter. Graças a Deus, não tenho rabo preso, portanto posso fazer minha escolha, a que entendo ser a melhor para Cuiabá.

Eu não me escondo atrás de grupos políticos poderosos, que querem governar Cuiabá, para  meia dúzia de apaniguados e puxa-sacos,  busco  em meu candidato, alguém que além de projetos exequíveis,  tenha capacidade cognitiva diferenciada, e que possa nos representar sem utopias e falácias.

Que ele possa ir a um debate, sem titubear e não chamar perguntas pontuais e importantes para os destinos da nossa capital, de pegadinha.

 A pessoa para assumir concorrer a um cargo eletivo dessa magnitude, tem que estar muito preparado, não apenas com propostas e projetos, tem que ter  conhecimento cognitivo aprofundado nas questões inerentes à nossa capital.

Por isso voto Wilson Santos 45,  construiu a segunda maior Avenida de Cuiabá, Avenida das Torres, se tornando  corredor, ligando o centro da capital a bairros periféricos, como pedra 90, entre outros. Construiu a Estação de Tratamento de Água do Tijucal (ETA Tijucal), com capacidade de tratamento de 500 litros de água por segundo, entre tantos outros benefícios à nossa capital.

No último debate tirando os ataques de ambas as partes, no que tange a capacidade de conhecimento de causa e efeito, dos problemas da nossa capital, apenas um candidato conseguiu responder com clareza as perguntas, sem transformar uma pergunta dos mediadores do debate em outra pergunta ou ataque a seu oponente, quem assistiu ao debate sabe de quem estou falando.

E que a população possa analisar com frieza e cautela, cada candidato, a partir do que ele já fez por Cuiabá, e o que poderá fazer. E, que o vencedor, possa respeitar a  capacidade de endividamento do município, agindo  dentro da  Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar número 101, promulgada em 4 de maio de 2000. Para que não aconteça, como aconteceu num passado não muito distante, quando o Executivo Estadual por irresponsabilidade de alguns foi à bancarrota.

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet