Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Vitória Inconteste!

Cuiabá tem  novo prefeito, Emanuel  Pinheiro (PMDB), eleito no dia (30) para chefiar o executivo da capital,  pelos próximos 4 anos. Em uma disputa atípica, pois o vencedor o peemedebista Emanuel Pinheiro, obteve 157.877 votos, o que corresponde a 60,41% dos votos validos, enquanto o  Psdbista Wilson Santos obteve 103.483 votos, que equivale 39,59% dos votos válidos. Votos em branco 12.909 (4,15%) Votos nulos 36.594% (11,77%), finalmente o mais preocupante sem sombras de dúvidas  ficou por conta, das abstenções 104.235 (25,11%), é uma resposta clara da população, que está descontente com esse modelo de disputa política, pautada em ataques pessoais, com poucas propostas  e projetos exequíveis.

Parafraseando a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia; que defendeu na quinta-feira 20 de outubro, a liberdade de expressão, ao abrir o X Fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas  (Aner), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Estamos buscando esse arcabouço jurídico, para colocarmos nossa modesta opinião acerca da eleição para prefeito de uma Capital, que em breve estará completando 300 anos, tendo como legitimo vencedor, Emanuel Pinheiro (PMDB), com uma votação expressiva, de 157.877 votos, o que corresponde a 60,41% dos votos válidos.

O que marcou de forma negativa essa disputa, não foram apenas e tão somente os ataques contundentes de ambas as partes. O mais impactante, e que ecoa até hoje nas cabeças dos eleitores, diz respeito às denúncias, que foram impetradas por ambos, e que por certo, irá resultar em judicialização; por se tratar de denúncias graves, feitas em rede nacional durante o debate, e depois protocolizado no órgão competente.

De maneira alguma, estamos tirando o mérito da vitória inconteste nas urnas, do candidato Emanuel Pinheiro (PMDB), quando este foi aclamado prefeito da nossa capital, com uma votação  expressiva, porém não poderíamos ser levianos, de não mencionar esse episódio ocorrido no debate, que resultou em denúncia formal.

Após vitória inconteste, Emanuel Pinheiro (PMDB), estará governando o executivo Municipal, da nossa capital, para todos, independentemente de quem votou nele ou não, portanto não podemos perder de vista, as suas propostas alvissareiras prometidas em campanha, o povo estará atento a tudo que foi prometido.

Se formos, enumerar todas as propostas de campanha implementada pelo candidato Emanuel Pinheiro (PMDB), faltaria espaço, portanto, vamos focar nas principais, que atingem diretamente a população mais humilde.

Saúde, o Brasil vive um caos na saúde e Cuiabá não é diferente, Emanuel, prometeu "Concluir o novo PS e duas UPAs, aumentar de 70, para 125 equipes do PSF". Mais do que isso nobre prefeito, a população espera caso sejam concluídos, que exista por parte dos médicos, enfermeiros e atendentes, uma ação mais humanizada, que os pacientes não sejam tratados como verdadeiros animais, como infelizmente hoje são. Não adianta apenas construir edificações lindas, se as pessoas não forem tratadas como gente, ai vai uma dica prefeito.

Educação, "valorizar e incentivar os professores, bem como todos os envolvidos no processo educacional". Mais do que isso prefeito, é ouvi-los e tentar identificar, as razões pelas quais existe um déficit educacional em nossa capital, existe um problema crônico nessa questão. Educação infantil (creche e pré-escola) ainda existe um grande déficit de vagas, a serem resolvidos, no fundamental, os governos esforçaram para inserir as crianças na escola, o que promoveu avanços quantitativos, mais não houve uma preocupação e investimento em qualidade de ensino, gerando déficit de aprendizagem.
 
O maior problema do Brasil não é superávit primário, e sim o déficit educacional secundário; seus reflexos comprometem o presente, e condenam o futuro ao fracasso, um de seus principais fatores, o baixo índice de leitura de livros e jornais. Um indicador aponta que apenas 34% dos chefes de família em situação de pobreza crônica, tem ensino fundamental completo, na população geral, esse índice chega a 52,7%.

Meio Ambiente, "Melhorar a coleta seletiva, nos bairros e trabalhar em conjunto com os catadores de material reciclável para diminuir o desgaste no meio ambiente, principalmente no rio Cuiabá". Prefeito, o que a população quer na verdade, é que seja feita uma intervenção na CAB Ambiental, e rescinda o contrato com a concessionária. Que prometeu  universalizar a água até 2015 e a coleta e tratamento de esgoto até 2022,  grande engodo.

Parabéns Emanuel Pinheiro (PMDB), pela brilhante vitória.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet