Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Municipalismo

Os municípios são de suma importância para vida de todos os munícipes, uma vez que; é ali que eles moram, constituem famílias, passam as suas vidas, sendo moradores natos ou por adoção. São eles, os responsáveis direto pelo crescimento econômico e social dos mesmos. É importante que todos municípios tenham autonomia, atendendo especialmente à organização e prerrogativas das cidades, por meio de uma descentralização das mesmas. Dos 5.568 municípios brasileiros, 141 deles estão localizados em Mato Grosso, cada um, desempenha papel importantíssimo no contexto econômico e social do país.

Os Estados brasileiros são norteados, pela CNM – Confederação Nacional de Municípios, que deveria ofertar: apoio, articulação, organização, tecnologia, representatividade, orientação técnica e por aí vai, porém, nem sempre isso acontece.

O Estado de Mato Grosso, tem como agente mobilizador de ações voltadas a atender os 141 municípios, a AMM - Associação Mato-grossense dos Municípios, tendo como presidente, Neurilan Fraga, que vem desempenhando, um trabalho altruísta, voltado aos municípios. 
 
Não se trata de fisiologismo ou coisa que o valha, recentemente fui convidado por um amigo, Cleber Pereira dos Santos, para visitar um dos municípios que mais se desenvolve em Mato Grosso, reporto-me à Gaúcha do Norte, localizada a 595 Km da capital, situada   na região Nordeste de Mato Grosso, cidade plana e planejada.

 Município com 21 anos de emancipação político administrativa, completados no dia 17 de novembro de 2016, tendo como prefeito, Voney Rodrigues Goulart (SD).

População estimada em 7.167 habitantes, tendo como economia principal, a agropecuária, tendo como carro chefe o setor agrícola, influenciada pela cultura de soja e outras economias como milho, seringueira, pecuária e piscicultura altamente desenvolvidos.

Estes fatores, acabam influenciando de forma positiva na economia de Gaúcha do Norte, elevando o PIB em 2012 para R$ 211.504 e renda per capita também em 2012 para R$   32.300.

Outro ponto positivo diz respeito à Segurança Pública, na cidade reina paz, proveniente da amabilidade, cordialidade e educação das pessoas, e pela própria eficiência do aparelho de Segurança Pública, que coloca viaturas circulando sempre nas avenidas e ruas principais, atrelado a isso, está a educação dos seus munícipes.

O ponto nevrálgico que a cidade enfrenta é decorrente da falta de logística; não há via asfaltada ligando Gaúcha do Norte, isso, vem se tornado um entrave para o referido município, pois este, apresenta vocação agropecuária. Portanto, necessário se faz, o seu asfaltamento, para que minimizem os problemas de escoamento dos produtos, principalmente a commoditie soja.

Existem vários acessos ligando o referido município, porém todas, por estradas de terra. A rodovia federal BR-242, é uma rota alternativa que liga Sorriso com Canarana passando por Gaúcha do Norte e Santiago do Norte.

Porém o acesso mais usual para se deslocar até o referido município tem sido pela MT-020, vou falar dessa MT pela qual tive acesso, até a cidade de Gaúcha do Norte, em que pese ser uma estrada de terra e num período bastante chuvoso, ainda assim, a trafegabilidade foi considerada satisfatória.

Isto, graças a formação de uma Associação para manutenção das estradas de Gaúcha do Norte até a Serra dos Carajás (sentido Paranatinga), e de Gaúcha do Norte à localidade conhecida como Dona Zélia (sentido Canarana). A Associação já recebeu uma patrulha mecanizada usada do Estado, ajudando na manutenção da mesma.

O sonho dessa população trabalhadora, auspiciosa e promissora, é ver esse sonho realizado, o asfaltamento de todos os acessos a esse município, que mesmo com todas as adversidades de logística de transportes, e a própria distância dos grandes centros urbanos; mesmo assim, caminha a passos largos.  
 
*Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet