Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Ayurvédica - Força renovada

Massagem é uma terapia corporal existente desde a Antiguidade, e várias técnicas foram criadas desde então, no Oriente e no Ocidente. É muito difundida, reconhecida e respeitada no Oriente, em  países como a Índia, China e Japão. Constitui um dos tratamentos da medicina tradicional milenar indiana Ayurveda e da chinesa. A ênfase dessas duas ciências médicas mais antigas da humanidade é na prevenção. 

Na Índia, a técnica da massagem ayurvédica e os seus diferentes estilos é ensinada nas faculdades e clínicas de medicina Ayurveda. É aplicada  nas pessoas das mais diferentes faixas etárias – dos bebês aos idosos. Na sua aplicação são usados óleos e pós medicinais.

A massagem do Ayurveda auxilia a manter o corpo em ordem e beneficia a saúde integral do ser humano, tanto na prevenção como no apoio a inúmeros tratamentos médicos, uma vez que eleva muito o nível de vitalidade, o que permite ao organismo responder, de forma mais ativa e dinâmica, à  própria medicação  que  o paciente estiver recebendo. 
  
Posso falar com familiaridade da Yoga Massagem Ayurvédica Tradicional, com a qual trabalho desde 1998. Há mais de vinte anos, estou em contato com técnicas terapêuticas corporais, as que atuam nas camadas mais densas às mais sutis do nosso corpo. E confesso, honestamente, não encontrei no Oriente ou no Ocidente, terapia corporal que dê resultados tão eficazes para abrir e remover as tensões mais crônicas do corpo (couraças musculares) como o método concebido pela Mestra indiana Kusum Modak, que uniu e integrou duas das mais antigas filosofias práticas da Índia: Ayurveda e Yoga.
 
A massagem vigorosa que atua na musculatura profunda do corpo, aplicada com as mãos e os pés do terapeuta, aliada aos alongamentos fundamentados em Yoga, os quais Kusum criou a partir de sua ampla e respeitada experiência com Iyengar Yoga,  amplia os efeitos terapêuticos desse trabalho de  forma efetiva, segura e veloz.
 
Tenho testemunhado transformações surpreendentes nas pessoas, especialmente nas que passam por um processo intensivo de tratamento. Vários distúrbios de ordem física e psicológica podem ser evitados e tratados a partir de: liberação de  tensões musculares crônicas, reorganização da estrutura corporal, regulação e relaxamento da respiração, ativação da circulação sanguínea, fortalecimento do tônus muscular, elevação do nível de vitalidade, que são alguns dos benefícios que a Yoga Massagem Ayurvédica Tradicional proporciona. Mediante esta técnica, o corpo é  rejuvenescimento por inteiro, de dentro para fora, não sendo meramente uma capa externa a  mascarar um corpo velho. 
 
As tensões e dores emocionais que acontecem desde a infância deixam suas marcas e registros na musculatura profunda do corpo. Se não as tratarmos de forma adequada, iremos carregá-las como uma mala pesada nas costas, comprometendo, ao longo dos anos, não só a vitalidade, como também a clareza de visão.
 
O corpo com tensões acumuladas torna-se um fardo aprisionado pelo enrijecimento e desorganização de sua estrutura, desregulando o padrão natural de funcionamento dos órgãos vitais, além de originar distúrbios em nível mental e energético.
 
Terapia corporal Ayurveda é especialmente indicada para tratamento de estresse e sintomas decorrentes como: ansiedade, irritabilidade, insônia. Previne e auxilia no combate a rigidez e dores musculares, dores nas costas, no pescoço. Na medicina oriental, corpo, mente e energia são tratados como uma unidade orgânica indivisível.
 
Sinto-me honrada e grata à Existência pela oportunidade de aprender, na Índia, a Yoga Massagem Ayurvédica Tradicional. Tive a dádiva de estudar e conviver diretamente com a Mestra Kusum Modak, que tem contribuído para dignificar de modo significativo o trabalho com massagem terapêutica, testemunhado por pessoas das mais diferentes partes do planeta.
 
Cada vez que constato os excelentes resultados nos tratamentos com a YMAT, fica a vontade de compartilhar esse poderoso método terapêutico corporal indiano. E  pensar que os benefícios da massagem e de outras terapias corporais orientais, lamentavelmente, ainda são vistos de  forma superficial, como se fossem um "remediozinho" água com açúcar... Que engano! Mas a tendência da maioria das pessoas é negar aquilo sobre o que lhes falta conhecimento e experiência.
 
Namastê!
 
*Enildes Corrêa é Administradora. Terapeuta corporal Ayurveda, professora de Yoga e Yoga Massagem Ayurvédica com formação e aperfeiçoamento na Índia. Autora do livro "Vida em Palavras".
Email: solautoconhecimento@gmail.com
Website: www.solautoconhecimento.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet