Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Colniza: Riquezas e Mortes

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes efuturas gerações.”A Constituição da República Federativa do Brasil, em (1988) Capítulo-VI, Art.225.
  
O estado de Mato Grosso com 141 municípios, e 20 analisadas, conforme SAD-Imazon/Analise-ICV, Prodes, entre 2013-14, escolhemos três cidades com maior extensão desmatada foi à cidade deColniza(MIRANDA, 2016) que surgiu no cenário ranqueando o desmate, entre agosto de 2014 a janeiro de 2015: 74-(km²) ficando em segundo lugar a cidade de: Feliz Natal 52 (km²), e em terceiro: Claudia com 32 (km²). Estas cidades estão em oposição aos encontros das comunidades cientifica: nacional e internacional que labutam para combater a redução das emissões de C02, nos encontros de lideres nas convenções internacionais sobre o clima.

O estado é visualizado pelo mercado internacional, como um dos maiores exportadores de grãos e carnes, o jornalCIRCUITOMATOGROSSO de 13 a 19 de 2017 pontuou “Supersafra, MT detém 25,3% da produção nacional”, somos exuberantes em riquezas naturais, mas, teremos que ter cuidados redobrados com a gestão ambiental, e com as VIDAS que existem na floresta. Mato Grosso esta inserido, nos índices de desflorestadores e de violência. A cidade de Colniza desde 2007 já manifestava a cidade mais violenta. Compõem o interior de MT de imensas riquezas naturais, ganhou-se economicamente em moedas internacionais, mais perdeu parte da riqueza natural e hectares de florestas, ainda, além das riquezas naturais,perdemos VIDAS, tudo de mais precioso, Deus e a natureza nos presentearam, somos seres humanos, pensantes,criativos e atuantes.

Em ‘Colniza’ não foram cumpridas as leis e transforma em ‘campeã’ de desmate, desde 2013 encontra-se ranqueando o desmatamento, foram “45 metroscúbicos de madeira ilegal”, Nascimento, (2016).Nesse contexto o ambientalista Mittermeier, (2009), evidenciou que“Não podemos mais cortar árvore nativa”.

Os gananciosos por moedas deixam famílias órfãos e traumatizados, quem detalhou sobre a destruição familiar ou ‘chacina’, foi o jornalistaJad Laranjeira (2017) “(...) pelo menos nove pessoas foram mortas em uma chacina ocorrida na Gleba Taquaruçu do Norte, na zona rural do Munícipio de Colniza (1.055 km de Cuiabá).”            A imprensa abordou o tema no dia 21/04/2017, mas, as mortes ocorreram no dia 20, isto porque a localização da Gleba ou localização ou falta de humanidade é de difícil acesso. Ao refletir sobre ‘mentes’ que contribuem para que exista mais justiça, o jornalista/politico, Gilson Duarte de Barros, (Sessão/03/12/1982) descreveu a situação da sociedade de MT “(...) é o local onde o filho chora e a mãe não vê, nem escuta, (...) nas matas e nos pantanais existe esse problema de acústica e de visão, e também de visualização.”(MIRANDA,2015)

 A música “Sampa” de Caetano Veloso reflete parcialmente a avidez dos fazendeiros “o avesso do avesso (...). Da força da grana que ergue e destrói coisas belas. Da feia fumaça que sobre apagando as estrelas (...)”. Os mandantes da ‘chacina’ conseguiram mostrar para sociedade quanto estão despreparados para conviver em um espaço dotado de riquezas naturais. Será que os ‘coronéis’ ainda não refletiram que primeiramente devemos amar o próximo, antes de amar a Deus? Então perguntamos aos Poderes, quantos sonhos lançados ao vento? Quantos familiares destruídos emocionalmente, estes queriam somente plantar mandioca e banana, planta herbácea, esta detentora de muitas vitaminas e ainda com suas folhas entrecortadas etremulaverde azeitona cor oliva, terapêutica para os olhares esperançosos que existiam. A banana seria parasaciar e suprir seus filhos de alimentos básicos, contendo vitaminas, fibras, potássio esem agrotóxico. A imagem da folha e seu fruto reflete a esperança.
 
Então, é indispensável lembrar que os cidadãos são: a base, a estrutura, e o centro, para influenciar e construir o “colosso econômico”, e propiciar o desenvolvimento. A sociedade é detentora de poder, então devemos preservar a vidade TODOS, portanto, possuem habilidades para preservar os recursos naturais. Todos os cidadãos merecem ser respeitados.

A Declaração dos Direitos do Homem evidência a prioridade para o meio ambiente, pois, o homem é dependente do seu meio. Segundo o Desembargador Marcio Vidal (2013), “meio ambiente é de tema de interesse de todo continente.”

Autoridades, sejamoscéleres para as politicas publicas. Avante! Sociedade, vamos unir para apoiar as famílias sofridas, e que foram desamparadas pelos ‘coronéis’ da “lei do berro e lei do ferro”.Vamos ser perseverantestão quanto à delicadeza daorquídea.
 
 
É gratificante lembrar que somos um Estado com imensas potencialidades, que combina com turismo de primeiro mundo, exportação e jamais com destruição de vidas.

Recorremos ao sábio (Sócrates), para tentar refletir sobre a violência dos coronéis: “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”.
 
Referências
CIRCUITOMATOGROSSO. Supersafra.Ano XI-Edição 627.de 13 a 19 de Abril de 2017:6.
 
MIRANDA, G. O. Sustentabilidade Ambiental, AcadêmicosArregimentando a População para o Reflorestamento.Engineeringand Science, v. 1, p. 91-104, 2016.

MIRANDA, Graci Ourives de. Riquezas Florestas e encantamento. ISBN-9788586 422539. Ed.Print.2ªed.2015.
 
NASCIMENTO, Fagner Augusto do. Major-PM. Operação Mata Verde-Operação da SEMA/CIOPAER e Polícia Ambiental. Município de Colniza/MT. Junho/2015. Superintendente de Fiscalização-SUF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente. SEMA.
 
MIDIA NEWS, 21/04/2017. LARANJEIRA JAD, Da redação.
COLNIZA: RIQUEZAS e Mortes.


Graci Ourives de Miranda é Professora.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet