Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

​Mediação: ferramenta de promoção da paz social

É sabido que o estado de Mato Grosso é um dos mais violentos em conflitos envolvendo a disputa por terras no Brasil. Esta triste realidade se dá por uma series de fatores, entre os quais a burocracia estatal que é sem dúvida o maior desafio a ser sanado pelas autoridades.
 
Em uma sociedade onde o diálogo é quase nenhum e a individualidade se sobrepõe ao coletivo, os diferentes iniciam uma verdadeira batalha campal armada na defesa de seus interesses. E neste contexto, a promoção da paz é uma alternativa para trazer um pouco de harmonia a esse povo.
 
Um dos objetivos da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários e Regularização Fundiária Rural e Urbana da AL/MT é promover a cultura de paz social através da formação de mediadores especializados em conflitos fundiários. Profissionais que terão como missão difundir a cultura da tolerância e respeito ao próximo.
 
A mediação é um meio pacífico e amigável de resolução e boa administração de conflitos que se baseia no diálogo e na solidariedade humana. Por meio dela, as próprias partes chamam para si a responsabilidade do problema vivido e tentam resolve-lo por meio do diálogo. Conta com o auxílio do mediador, terceiro imparcial e capacitado que facilita o diálogo entre os envolvidos no litígio.
 
A valorização das pessoas é de suma importância , uma vez que são elas as principais peças responsáveis pela resolução da divergência. Neste sentido, o ganha-ganha, outro aspecto relevante da mediação, ocorre porque se tenta chegar a um acordo benéfico para todos os envolvidos.
 
O conflito, normalmente, é compreendido como algo negativo, que coloca as partes umas contra as outras. Porém,  a mediação tenta mostrar que as divergências são naturais e necessárias, pois possibilitam o crescimento e as mudanças. Neste sentido, negativo é a má-administração do conflito.
 
A mediação possibilita a discussão do conflito real proporcionando o restabelecimento do diálogo entre as partes. E esse conflito real pode, enfim, ser trabalhado e dirimido.
 
Elvis Klauk Jr é advogado e Presidente da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários e Regularização Fundiária Rural e Urbana da AL/MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet