Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

​Ações Imediatas - Direitos Sociais

O Cotidiano de mulheres exemplares em Cuiabá, Mato Grosso-MT. Mas, também existem muitas dinâmicas éticas e batalhadoras no Estado, em todas as instâncias de poder, mas, recorri a dois exemplos: Diretora da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia – FAET, a Dra Margarida Marchetto e a Prefeita de Várzea-Grande-MT, Lucimar Sacre de Campos. 

A mulher eleita não se estabelece na zona de conforto, nem utiliza de discursos sem eco para a sociedade, do: ‘não tem’, ‘talvez’ ou ‘pode ser’ mas por ter um olhar diferenciado, à mulher sempre iluminada, atrela-se a buscar ações de relevância para mudar a vida das pessoas e propiciar bem estar. Tal como é assegurado na Constituição Federal de 1988, os Direitos Sociais e individuais de cada cidadão. Muitos cidadãos usam com sabedoria os recursos públicos, isto é humanidade e sabedoria, E na ausência deste, lançam mãos em cabedais de conhecimento para elaboração de novos projetos para gerar condições de solucionar questões sociais.

Notar-se-á que ainda existem mulheres que trabalham com esperanças e princípios éticos para bem-estar. Assim, assumir ações sem preocupar com olhares do passado, mais sim visões futuras criativas para uma sociedade mais igualitária com direito à liberdade.  Como mulher pensa-se em suprir necessidades sem esperar benefícios provenientes da instituição. Mulheres extraordinárias conseguem fazer muito com o pouco.

Em apenas dois meses de mandato a Dra Marchetto está conseguindo por meio de projetos de pesquisas e extensão suprir as necessidades logísticas e físicas do corpo discente e docente da FAET. A mulher como gestora nata, sempre se preocupa em priorizar: Cultura, pois a partir da educação que obteremos novas visões de mundo, assim assimilamos os valores da sociedade, assim, cooperando para o progresso da humanidade e gritando pela Paz. A mulher como agente público, labuta para minimizar os gastos, como exemplos, foram adquiridos bebedouros, computadores, ar condicionado, e substituídas 500 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED nos departamentos de engenharia civil, elétrica, sanitária e ambiental, arquitetura, sala dos professores e coordenações de usos dos laboratórios. Denota-se melhoria da luminosidade e redução dos gastos.

Projetos estes que foram trabalhados e finalizados em horários diferenciados dos expedientes normais da instituição de ensino-Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Historicamente o olhar da mulher é a partir da estrutura de satisfação do bem-estar social. Assim reza a Constituição. Com estas ações estabelece-se uma relação mais prazerosa e produtiva cientificamente para a população de Mato Grosso.

Nota-se a postura exemplar da mulher, Prefeita Lucimar Campos, desde 2015, foi observada as Ações efetivadas, da gestora, e que, pelos atos e fatos, evidencia batalhar para o bem-estar também dos jovens, que são nosso futuro. Assim, ‘do pouco faz muito’, existem atitudes para a população, tais como: a Escola em Tempo Ampliado-E.T.A, que utiliza os espaços escolares para atividades extracurriculares e reforço na educação de jovens e adultos e também permite  que a comunidade no entorno da escola utilize este mesmo espaço e o Programa Amigas Empreendedoras que visa despertar atividades profissionais nas mulheres sem prejudicar sua profissão ou mesmo atividade no lar como chefe de família.(...)Um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, as antigas creches, foi concluído após sete anos paralisada e outras obras educacionais foram lançadas. Nos próximos meses serão oito escolas construídas, três estaduais e cinco municipais e 16 novos CMEIs também estão em obras e vão criar entre 3,5 mil e 5 mil novas vagas para crianças, fora as vagas novas nas escolas estaduais e municipais.(...) reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal que já dura dois anos, pois está sendo reformada e reequipado paulatinamente para não atrapalhar o funcionamento deste importante centro de saúde que em conjunto com a UPA – Unidade de Pronto Atendimento no IPASE, inaugurada por nós, realizou entre janeiro e março deste ano 237 mil procedimentos em 65 mil pacientes” Secretario Pedro Marcos Campos Lemos, 2017.

Espera-se que, com o texto atual o leitor poderá refletir sobre a criatividade da mulher no poder. As mulheres evidenciam ambiente construtor de harmonia na sociedade: Amor, Fraternidade e Paz, realçando valores individuais de cada cidadão.

Graci Ourives d Miranda é professora/escritora/voluntária.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet