Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Imprensa realidade - Mudanças sociais

O Hospital Júlio Müller-HUJM, com excelente equipe de profissionais, trabalham arduamente para sobrevivência dos cidadãos que aqui se aportam, atendem com tanta humanidade, e fazem por excelência seus trabalhos, dignificando o cidadão, honrando seus títulos e suas chancelas.

O Art.5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade (...)”.

Os profissionais do HUJM, cotidianamente, todos são especiais, e iguais perante a lei, e portam como: “Sim comandante”! E, relacionam com o paciente como se fosse um membro familiar, pois este cidadão tem sua história de vida. Mas, em se tratando dos municípios, é triste, parece-nos que existe descaso com a sociedade. Os municípios necessitam ter um pouco mais de responsabilidade, e facilitar a vida das pessoas, somente hoje à escritora detectou aproximadamente quatro viaturas (fiz imagens e gravou depoimentos) de outras cidades deixando paciente para serem tratados no HUJM, sendo que um ônibus portava quarenta pessoas, ainda circula, duas vezes por semana. O paciente deveria ser tratado em hospitais em sua origem, somos um Estado muito rico de riquezas naturais. Somos a favor da melhoria de vida de todos, e, também que esses pacientes devem obter acesso à saúde próximo da sua residência. A Constituição Federal de 1988, prima excelentemente pela saúde do cidadão, porém alguns gestores tentam ignorar as leis vigentes.                     

Porem, obtém um pouco de felicidade, foi fechado uma “Casa de Apoio” que ladeava o HUJM.  Importante ressaltar, que foi graças ao ECO da imprensa, que apontou o artigo “Casa de Apoio e Sobreviventes”.

Deveremos estar atentos no Art.197 e 198, da Constituição Federal de 1988; Lei orgânica da Saúde nº 8.080, 19/09/1990, e, disciplinada, Portaria Federal nº055-24/02/1999 - Secretaria de Assistência à Saúde/Ministério da Saúde.

Municípios até quando? Os gestores municipais são detentores de chancelas, evidentemente para facilitar a vida de TODOS, assim, estar próximo dos cidadãos, em seu município de origem.

Municípios, por favor, façam projetos de HOSPITAIS, facilitem a vida dos eleitores. Temos esperanças! Avante!

*Graci Ourives de Miranda. Escritora/professora-Voluntária.
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet