Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

​Dia 15 de junho, dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Dentre os dias “comemorativos” esse se refere ao nosso próprio futuro.

Um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso, afirma novo estudo apoiado pela OMS – Organização Mundial de Saúde e publicado na Lancet Global Health, a previsão é de que aumente à medida que as populações envelhecerem em todo o mundo.

Mas abuso, não é só agredir?

Dentre os efeitos do abuso a saúde de lesões traumáticas e dor, está o abuso psicológico, provocando depressão, estresse, ansiedade e até suicídio, abuso financeiro que incluí o uso ilegal de dinheiro, a negligência que envolve sua saúde e bem-estar.

Para o futuro teremos sérios custos sociais, individuais, econômicos, culturais e por toda sociedade se o abuso permanecer constante.

Apesar da frequência e das graves consequências, o abuso de idosos, continua a ser um dos tipos de violência menos investigados e um dos menos abordados nos planos nacionais dos governantes e em círculos políticos.

Nós todos estamos envelhecendo, é o curso da vida, não uma doença!

Nossa sociedade, precisa urgentemente de experiência, de cuidado, de pessoas dispostas a ouvir e a tranquilizar. Precisamos de pessoas que ensinem a tolerância com os outros e com os nossos próprios erros.

Precisamos de pessoas com coragem para ponderar essa educação precária que estamos dando nas escolas e nos lares.

Não nós instruiríamos tais habilidades com as experiencias da própria vida dos idosos? (sem referências ao nossospróprios ex e atual presidente da República!)

Precisamos de idosos saudáveis, para que eles vivam com dignidade e cidadania.

Ame o idoso perto de você, proteja-o, creia nisso, e por todos os dias por ele ser quem é, e lembre-se amanhã será você, nós!

Fonte: OPAS OMS Brasil
 

Carla Reis é Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Docência em Ensino Superior, Auditoria em Saúde, cursando Vigilância em Saúde e Ciências Políticas.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet