Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Direito à saúde - Cadê os Governantes?

Autor: Graci Ourives de Miranda. Professora/escritora-voluntária

29 Jun 2017 - 09:48

Entrar em um espaço que deveria obrigatoriamente ser higienizado e com recursos estruturais aos pacientes que, por sua vez, são cidadãos que praticam o exercício de cidadania era no mínimo o esperado, ter saúde de qualidade. No entanto, na maioria das vezes nem isso ocorre, visto que as imagens gritam: pelo amor de Deus, queremos viver. 

Os cidadãos estão largados e abandonados. Vigilância! Cadê? Sem dúvidas que o Estado deveria cuidar para que direito á vida fosse garantido. Contudo, não é o que se percebe, uma vez que se nota uma situação de descaso a estes cidadãos que se encontram em cenários de calamidade pública.  Principalmente quando é: e LEI é LEI. 

O Pronto Socorro e Hospital está localizado, em Cuiabá Mato Grosso-MT, na rua Almeida Lara, conforme Mapa da Prefeitura de Cuiabá-Mato Grosso-MT, SIGCuiabá-Navegador Público-2017. 

“ A saúde é direito de todos e dever do Estado (“...)” Art.196. E, no Capitulo II Dos Direitos Sociais no Artigo 6º “São Direitos sociais a educação. A saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, (...) a assistência aos desamparados.” Constituição Federal, 1988. 

Foi detectado no Pronto Socorro de Cuiabá, em que as paredes estão totalmente mofadas que podem causar danos irreparáveis à saúde dos pacientes.  Estes que já adentram aos hospitais públicos desprovidos de todas as necessidades. O cidadão que busca ser atendido pelo Sistema Único de Saúde-SUS, este já tem todo um histórico de que foi abandonado pelo Estado. 

Há poucos dias fomos informados através dos meios de comunicação que o gestor do Estado encontrava-se em São Paulo-SP, fazendo ‘leve’ tratamento. Nós nos perguntamos: por que o nosso representante não recorreu ao ‘SUS’? Seria excelente que ele tivesse contato pelo menos meia hora com aquelas paredes totalmente contaminadas? ”Pronto Socorro e Hospital Municipal de Cuiabá”. 

Conforme o Art.5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade, (...)”. Os gestores necessitam observar as leis. Atentem-se á realidade do Pronto Socorro e Hospital Municipal de Cuiabá-MT, no coração da Capital. A imagem é de um dos quartos do ‘Pronto Socorro’. Quanta beleza no espaço da AL-MT, e a sociedade? O eleitor é trabalhador é honrado, então merece ter saúde e tratamento “Vip” tal qual a sala da AL-MT. Cidadão jamais deveria ser tratado como “VLT”$$$ da ‘copa’$$: abandono total. 

A Constituição brasileira de 1988 é cristalina quando enfatiza que TODO cidadão deve ter direito ao BEM-ESTAR: Saúde, Moradia, segurança, e, também preocupar-se de fomentar a sustentabilidade ambiental, tal como se enfatiza o trabalho científico de Miranda (2015).  

 Os eleitores necessitam de amor, paz e serenidade, pois vivemos em um País democrático. Há relevância dos gestores cumprirem a Constituição. Os políticos poderiam, e deveriam honrar mais o VOTO que cada um dos cidadãos depositou na urna. O Pronto Socorro poderia ser semelhante ao espaço da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-MT.  

Mas, através das imagens foi lamentável aquele visual considerado inescrupuloso: parede contaminada. Este senhor que é do interior há mais de dois meses encontra-se no hospital. 

Nós temos Direito ao bem-estar, por favor, senhores governantes! Diante do cenário de calamidade iludir-se-á o eleitorado? Merecemos respeito. Onde estavam os poderes? Ponto fora da curva? E a bússola da fiscalização? Estacionou?  

Os Três Poderes poderiam estar entrelaçados como estão os lindos arvoredos, e p fiscalizar o dinheiro dos nossos impostos. Então evidentemente a sociedade poderia ter todos os direitos ao seu dispor. 

 Queremos sensatez, união e honradez para com o povo trabalhador de Mato Grosso-MT, quão a beleza dos entrelaçamentos dos galhos e folhas da árvore. A natureza representa e manifesta amor. Os arbustos uns aconchegando aos outros, como transmitindo afeto, isto para se sentirem fortalecidas, como se amassem naturalmente. 

As raízes sempre buscam umas às outras.  Então, nós sociedades queremos premência de estabelecer no nosso cotidiano: Ética e sustentabilidade em todos os ângulos. As fiscalizações dos poderes poderiam ser como esta árvore: fortalecidas. Os galhos entrelaçados suportam muitas tempestades. Não se isolam para proteger um restrito grupo.   

Todos servidores públicos, principalmente o cidadão quando eleito pelo povo, estes poderiam aprender a admirar mais a natureza.  Então, tentar imitá-las, nas posturas de amarem-se uns aos outros, aceitando-o outro o protegendo, tanto materialmente quanto humanamente. Há de se lembrar de principalmente dos políticos, eles devem zelar mais do dinheiro dos impostos. A humanidade deve admirar o outro em suas diferenças, bem como respeitá-los em todas as instâncias. 

Senhor Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nossa esperança é V.Sa.  invista no ser humano.  E, contamos com sua equipe. Aguardamos AMOR ao povo de MT e sensatez. 

Referência:  

MIRANDA, Graci Ourives de. Sustentabilidade Ambiental, Acadêmicos Arregimentando a População para o Reflorestamento. Engineering and Science, v. 1, p. 91-104, 2016. 

 

 

 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet