Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Venezuela, PT e ditadura: Tudo a ver

Brasileiros e brasileiras (parafraseando Sarney), observem o que está acontecendo na vizinha Venezuela! Estamos diante de um didático estudo de caso sobre a nefasta aplicação da ideologia esquerdista do paradoxal “socialismo democrático”, o qual não passa de um caldo de ideias e chavões sem sentido, cujo único objetivo é: tomada e manutenção do poder custe o que custar!

As declarações da Presidente do Partido dos Trabalhadores mostra o seu total desprezo pela democracia, a qual, só existe quando eu concordo com você; fora isso é autoritarismo. A relutância dos nossos principais partidos de esquerda em condenar o truculento Governo Maduro apenas mostra a crise de identidade pelo qual passam tais agremiações partidárias (inclusive voltaram para a escola em uma pós-graduação com Dilma como uma das Professoras). Ciente de que sua visão de mundo não possui mais relevância para interpretar o atual estágio civilizacional, resta apenas apelarem para a desonestidade intelectual, palavras de ordem, chavões ideológicos sem sentido, ataques a pessoas e ideias contrárias...enfim, o uso da surrada cartilha socialista de Lênin e do pequeno manual do guerrilheiro urbano de Mariguela (disponíveis na internet em pdf).

A principal estratégia da esquerda marxista temperada pelo gramscismo é confundir. “A” não é “A”. “A” pode ser “A” e “não-A” ao mesmo tempo. Uma espécie de princípio da incerteza de Heisenberg ideológico. Na Venezuela, Maduro está massacrando o povo e opositores em nome da “democracia” e da “luta” contra o imperialismo americano. No Brasil, a direita golpista derrubou a Presidente eleita democraticamente em nome das “zelites”. Escândalo do “mensalão” e Operação “lava-jato”, esta com suas fantásticas delações premiadas mostrando com riqueza de detalhes como os caciques do Governo Lula/Dilma refestelaram-se com os recursos públicos e financiaram, via conluio com a iniciativa PRIVADA, o maior projeto de poder da história deste País, NÃO EXISTEM. São ilações de um Juiz Federal aliado do PSDB (partido este que não é de “direita”, muito pelo contrário”) e legitimadas pela “classe dominante”, “elitista”, “fascista”, blá, blá, blá...

Brasileiros e brasileiras, se vocês estão estarrecidos com a situação política/econômica e social da Venezuela, por favor, de uma vez por todas, entendam que a ideologia das esquerdas entende o mundo exatamente daquela forma: o Estado é onipotente e forma o todo necessário a nossa existência (não existe o indivíduo, apenas uma massa social disforme e sem personalidade). Nada pode estar acima do Estado. Consegue ser ainda pior que a ideologia da extrema direita autoritária. Embora sejam ambas nefastas, aquela escraviza corpo e mente.

Por que os treze anos de Governo petista não nos levaram a uma Venezuela atual? Guardadas as devidas proporções entre as duas nações, a pergunta é válida? A resposta não é porque o PT não quer. Esse é o sonho de consumo das esquerdas. O discurso fica mais evidente quando estão fora do poder (como agora). Claro que eles não vão implantar a ditadura do proletariado. Na verdade, a estratégia é “comer pelas beiradas”! A conquista e ideologização das instituições do Título V da CF/88 (Forças Armadas e Forças de Segurança Pública) é crucial. Senão vejamos.

Muita gente já esqueceu. Mas o PT, através do seu Diretório Nacional, divulgou um documento intitulado “resolução sobre conjuntura” em 17/05/2016, onde faz uma “mea-culpa” quando analisa seus erros e acertos neste período. Segue um trecho na íntegra: “Fomos igualmente descuidados com a necessidade de reformar o estado, o que implicaria impedir a sabotagem conservadora nas estruturas de mando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal; modificar os currículos das academias militares; promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista”.

Você não leu errado. É exatamente isto mesmo. “Modificar os currículos das academias militares”.Para quê? Simples. Tais organizações são o último bastião de proteção dos ideais e valores consolidados na Constituição. Tais entes são responsáveis pela defesa do Estado e de suas instituições democráticas. Logo, a esquerda, para implantação do totalitarismo (aquilo que o Maduro está fazendo nesse momento na Venezuela com o apoio dos militares) é fundamental que estas organizações coloquem-se ao lado desse movimento. A força do Estado, cuja finalidade última é proteger o cidadão do próprio Estado, volta-se contra ele.

Felizmente, nossas Forças Armadas estão vacinadas contra tais pretensões da esquerda. O General Villas Boas, Comandante do Exército, em diversas oportunidades manifestou-se de forma serena, racional e inteligente com relação ao papel das Forças nesse processo político delicado em que o País atravessa. Garantiu que qualquer atuação das Forças Armadas dar-se-á em estrita observância aos ditames constitucionais. Tenho convicção de que nossos militares, sejam eles federais ou estaduais, saberão proporcionar o ambiente seguro para o exercício dos direitos e garantias individuais e coletivos positivados na Carta Magna, bem como a manutenção do estado democrático de direito contras as investidas da mais nefasta ideia construída pelo ser humano: o tal de socialismo/comunismo/marxismo.

Estejamos atentos!
 

Julio Cezar Rodrigues é economista e advogado (rodriguesadv193@gmail.com)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet