Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

Blindados x largados e abandonados

O artigo tem como objetivo demonstrar as gritantes desigualdades sociais e estimular reflexão e mudanças.   Os brasileiros, principalmente os cidadãos de Mato Grosso, devemos labutar incansavelmente pela paz e fomentar esperanças, tal como pontuou: Jean-Jacques Rousseau, "moral e política". Alguns políticos necessitam entender que estamos atentos em todos seus movimentos. Os cidadãos trabalhadores, de caráter, profissionais, sociedade de índole e silenciosos, estes saberão votar e dizer; "sim comandante!" Basta! De alguma oportunista maltratarem a sociedade. Existem cidadãos que se encontram abandonados, na cidade de Cuiabá - Mato Grosso-MT, como exemplo, o 'Morro da Luz'.
Nós nos deparamos com lindas imagens compostas de floridos Ipês, que nos fazem sentir repletos de esperanças. Contudo, enfrentamos um grupelho de corruptos de 'grife', estampados em todos os meios de comunicação. Lamentável para o Brasil, conhecido aos olhos do mundo como um dos maiores países em riquezas naturais, belezas que são evidenciadas pelo cientista Claude Lévi-Strauss, em 'Tristes Trópicos', publicado na França, obra em que relata sua pesquisa etnográfica no interior de MT, abordando também o descaso do poder central e local com as nossas riquezas florestais e humanas.  
Alguns políticos folgados e corruptos: articularam, sugaram e atuaram em período quase integral, alguns usufruindo dos confortáveis gabinetes, as cadeiras com estofados de qualidade, que foram pagos com suor do trabalhador.  Enquanto os eleitores: sem casa, sem moradia, sem saúde, sem acesso a tudo que lhes é de direito: vivem à deriva. Cruelmente, houve cidadãos que faleceram em suas residências aguardando uma chamada de consulta do Sistema Único de Saúde - SUS, e, existem também os esquecidos e doentes pelas drogas. Questionamos, sim, sobre os impostos pagos pelos contribuintes. Cadê? Temos uma linda Bandeira verde-amarela, composta de verde-oliva, reluzindo, tal como a cor metálica da folha da bananeira, que nos chama a atenção para estimular a igualdade e humanização. Nada nos deterá em transportar do mundo do sonho para a realidade, somos a maioria de honestos, temos possibilidades de viver com mais justiça e sem aquecimento global.
O meio ambiente é importante para o mundo. O melhor é existir a concatenação do humanístico e ecossistema equilibrado, com gotículas de águas nas folhas pela manhã, pássaros cantando, e no decorrer do dia, as populações circulando nas ruas limpas, com umidade do ar estabilizados e sem alerta climático. Necessitamos viver o cotidiano cristalino: Constituição, somos todos iguais perante à lei. Será que alguns estão de costas para a Lei? No Art. 225 - diz "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, “Habitação de plástico? É bem-estar?  
Quando lançamos os olhares ao entorno do Centro Histórico, encontramos corpos de jovens 'anestesiados' pelo efeito do ilícito, eles evidenciam o sorriso meigo, tímido e diz: “pode tirar a foto, estou bonito, tia! ” Sentiram amados e lembrados. É notório que estes cidadãos precisam de ajuda. Será? Qual o motivo que os políticos não transitam e nem visitam a população doente?
Diante de tanto descaso das autoridades, é visível e nojento o silêncio dos poderes. Os cidadãos que obtiveram acesso à cultura poderão mitigar o sofrimento dos doentes abandonados, basta os poderes fomentarem projetos com ações. Será que os gestores estão mais preocupados com as futuras eleições?  E o futuro brilhante! Os jovens? Sentimos envergonhados frente ao descaso.
As políticas públicas são quase inexistentes. Há quantidade inacreditável de dependentes químicos, independente de gêneros, cor da pele ou classes sociais, cruelmente a cada dia aumenta o índice de envolvidos com a doença do crack. E, sociedade e poderes parecem que fazem de conta que nada ocorre ao seu entorno e vivem o mundo do “ ignora que some”. Lamentável!
Em se tratando de comodidade, em outras décadas, salvar vidas e paz social, buscaram uma solução. Recorri ao médico, que foi pesquisador em Mato Grosso e do interior, Karl Von Den Steinen, 1940 “(...)levou para Cuiabá, cerca de 400 Bororo. (...) as mulheres saltavam as cercas dos jardins e trepavam, conforme o seu costume, nas árvores para apanhar frutos” (quando alferes, trazia índios). Há de se notar que neste período houve articulação e ações do Estado para que houvesse harmonia, equilíbrio e sensatez da população. “O Governo imediatamente pôs à disposição da catequese quase 70 contos de réis, e a burguesia contribuiu voluntariamente”. O Estado articulou para fomentar ações. Então no mundo tecnológico poderemos refletir e propiciar ações para salvar vidas. Mesmo em momentos de crise, basta a população acionar os Três Poderes pontuando as necessidades. Sociedade, uni-vos! Admirável o conforto dos poderes.
 Os policiais sempre demonstram posturas de especial atenção para com os doentes. Convidamos o leitor a refletir. Óbvio que policiais devem ser reconhecidos pelos gestores, em um Estado com um conjunto de ecossistemas e vegetação constituído de infinidade de riquezas. Muitos cidadãos são tratados como lotes ou pedaço de madeira em decomposição. Autoridades! Eles são doentes, e mais ainda são vítimas da máquina que teve em suas mãos alguns cidadãos que tragaram o dinheiro do bem-estar do povo. Conforme diz o Ministro do Supremo Tribunal Federal “STF” Luís Roberto Barroso, 18/08/2017, “supuseram imunes” e, ainda mais foram praticados “quantidade inacreditável de crime. ” In: Estadão conteúdo, por Altamiro S. Junior, UOL notícias). Na nossa Constituição não existe “quase” ou “disque”, nem se quer "talvez" e jamais instiga alguns gestores a protegerem somente seu “restrito grupo”. Isto é ridículo! A Constituição é perfeita. Autoridades!  Atentem! Para os moradores de rua, há apenas uma cobertura de lona para se protegerem do escaldante sol de 40º graus. Nas sociedades há que se estabelecer prioridades para os cidadãos, temos que estar atentos para que jamais alguns gestores se estabeleçam no poder por décadas e décadas através de falácias fantasiosas, alguns ex-políticos causam-nos vergonha e temor. Parabenizo o trabalho da Juíza Selma Arruda e sua equipe, que através de ações concretas no combate; quadrilhas de corruptos, há necessidade premente de exterminar os cupins. Na atualidade existe o cruel distanciamento entre eleitores e eleitos.
Poderes, visitem o Morro da Luz, o local é para as autoridades assumirem, e não sumirem.
 

*Graci Ourives de Miranda, professora/voluntária
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet