Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Vamos parar de fumar?

No dia 29 de agosto comemora-se no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O tabagismo é considerado uma doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata quase seis milhões de pessoas por ano, sendo que cerca de 200 mil são vítimas do cigarro no nosso país.

No final do meu curso de Medicina, eu e alguns amigos fazíamos parte de uma turma de ciclismo e participávamos de algumas campanhas de combate ao fumo. Atualmente continuo a lutar contra este mal, porque é um problema que atinge um grande número de pessoas que parecem não se dar conta do perigo que estão correndo.

Eu, particularmente, tenho um motivo triste para intensificar minha luta contra o tabagismo: há um ano e meio perdi uma avó devido ao câncer de pulmão. Ela fumou durante quase 50 anos. Nos seus últimos meses de vida ela entrou em cuidados paliativos e foi muito doloroso para a família vê-la no estado terminal da doença. Enquanto médico, fiz minha parte de orientar sobre os malefícios, de recomendar um estilo de vida saudável, mas mesmo assim, não tive êxito em convencer minha avó a largar o vício. Para mim foi extremamente difícil ver um ente querido vir a óbito por causa de cigarro.

É preciso que os fumantes entendam que o bem-estar que a nicotina proporciona é falso, porque pode matar. Câncer de pulmão, enfisema pulmonar, câncer de laringe, de traqueia e brônquios, infarto do miocárdio, derrame e impotência são apenas alguns dos muitos problemas de saúde que o tabagismo pode desencadear. Na fumaça do cigarro são encontradas mais de 4500 substâncias tóxicas, sendo que algumas são comprovadamente cancerígenas. De acordo com estimativas da OMS, aproximadamente 90% dos pacientes de câncer de pulmão apresentam a doença devido ao fumo e as chances de cura para esta enfermidade são pequenas.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, parar de fumar não é impossível. Existe uma série de tratamentos para aqueles que desejam se livrar deste vício e é possível a recuperação da saúde do fumante depois que ele para de fumar. Grupos de apoio antitabagistas, prática de exercícios, goma de mascar, evitar bebidas alcoólicas e café são ferramentas que ajudam quem quer parar com o cigarro. Mas o que de fato pode fazer o fumante sair do vício é a sua própria força de vontade, fé e o desejo intenso de parar de fumar. Portanto, por mais difícil que seja, continue tentando, até conseguir.

 
Heleno Strobel Rosa - Coordenador médico do Qualycare Home Care & Resgate
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet