Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Você tem o direito de errar

As 3 Necessidades Emocionais do Ser Humano:
 
1 - Ser ouvido na essência
2 - Ser reconhecido e amado
3 - Ter o direito de errar
 
Quero falar aqui especificamente da terceira.
 
"Ter o direito de errar."
 
Isso significa ter em sua convivência pessoas que após um resultado não esperado, ou seja um erro, sejam tolerantes e flexíveis, e saibam, antes de julgar, criticar ou excluir, compreender e analisar quais foram os motivos, que levaram a pessoa a errar.  Além de fazer o ser humano em questão refletir:
 
"se a mesma situação se repetisse, qual outra atitude você poderia ter para que o resultado então fosse diferente, fosse de acordo com essa nova consciência criada após o erro?"
 
Este é o maior ensinamento que a terceira necessidade emocional do ser humano tem a nos passar.
 
Os erros se tratados com respeito, podem ser grandes professores!
 
"Ah mas o peso de um erro no meu ramo de negócio pode ser fatal! Imagine um piloto de avião?"
 
Se você se enxerga em uma situação parecida em seu ramo de negócios; tenho uma dica para você:
 
Gestor! Crie espaços, oportunidades, contextos em seu negócio, nos quais você possa incentivar as pessoa a se arriscarem, inovarem, tentarem, terem o direito de ERRAR.
Nesses ambientes, elas poderão testar ações e evoluírem, como um laboratório de experiências, para  ampliar a consciência, aprenderem.
Perceba que além de toda essa oportunidade de desenvolvimento profissional, como consequência elas podem também trazerem novas ideias e oportunidade de inovação para o negócio.
 
Voltando ao piloto:
Aí está a grande importância do simulador de voo... Quais simuladores de voo você pode criar no seu negócio, para que as pessoas pratiquem com liberdade o direito de errar?
 
Seja um incentivador de pessoas, o mundo já tem críticos demais...
Incentive sua equipe a aprender com o erro e: tentar novamente, porém agora com a consciência ampliada, com uma Nova Mente!
 
Quando temos essa atitude como líderes, de fazer com que nossa equipe possa evoluir  e expandir sua consciência após um erro, mostramos a ela a importância de se praticar a gestão de resultados e não a gestão do medo; e assim estaremos formando e evoluindo pessoas, como um verdadeiro líder deve ser!
 
Como já dizia Bill Gates: "Toda empresa precisa de gente que erra, que não tem medo de errar, e que aprende com o erro."


Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email: cynthia@grandy.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet