Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

CREF17/MT e seus desafios com a profissão do presente

Nesta sexta-feira (01.09) se comemora mais um dia do profissional de Educação Física. Uma data memorável e que merece ser celebrada, principalmente por quem escolheu essa profissão, que cada vez mais vem ganhando espaço e reconhecimento.

Para o Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região do Estado de Mato Grosso (CREF17/MT), criado em 09 de setembro de 2015, mesmo com todo o avanço já conquistado, a missão ainda é árdua e falta muito para se chegar ao ideal, já que ainda são muitos os percalços enfrentados por esses profissionais tendo em vista que muitas pessoas não habilitadas (pseudoprofissionais) insistem em fazer o trabalho de um profissional de Educação Física preparado para essa função.

Somente no CREF17/MT no ano de 2016, nós tivemos 345 academias no Estado fiscalizadas, deste montante, 10 delas foram interditadas cautelarmente. Já em 2017, até o mês de agosto, nós tivemos 22 academias interditadas da mesma forma, destas, 09 eram de Cuiabá. São números preocupantes se levarmos em consideração o risco oferecido aos usuários dessas academias pelos riscos a saúde por estarem sendo orientados por um pseudoprofissional que não está preparado para isso.

Porém, para o CREF17/MT, mesmo com todos esses problemas enfrentados pelo Conselho e por essa dificuldade, ainda é tempo de se comemorar a data dessa profissão considerada do futuro, mas que já tem ganhado muito espaço no presente, principalmente pela conscientização da importância da atividade física para o bem estar e para a saúde, o que tem aumentado significativamente o número de frequentadores de academias. Nas escolas também tem se intensificado o trabalho nessa área com as crianças, o que é visto de forma positiva por esses profissionais.

Muitas conquistas pelo CREF17/MT, desde sua criação, também são motivos de comemoração para a categoria, ou seja, já somamos mais de 5.020 registrados em Mato Grosso. Adquirimos nossa sede própria, que dentro das normas legais esperamos habitá-la no máximo em 05 meses, pois deve passar por um processo de adequação estrutural, para que os profissionais de Educação Física do nosso Estado possam ser recebidos com humanização e alegria por parte da equipe administrativa.

Dentre a agilidade dos serviços, também podemos citar a Cédula de Identidade (CIP), a qual é possível ser confeccionada na hora. Pela primeira vez, entregamos a CIP aos formandos no dia da colação de grau. E finalmente, para o ano vindouro, boletos, certidões, atualização cadastral, estarão disponíveis na página do Conselho, de livre acesso aos profissionais.
 
Em função disso, da importância dessa profissão e trabalho dos conselhos em prol desses profissionais, é que foi instituído o dia 01 de setembro como o Dia do Profissional de Educação Física. Uma data voltada para a valorização, reflexão e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Esse dia foi escolhido por coincidir com ainstituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.
 
Diante dessa valorosa profissão que tem como principal função promover o bem estar social de uma prática saudável e da melhoria de qualidade de vida, combatendo as doenças crônicas ou degenerativas, é que o CREF17/MT parabeniza todos os profissionais de Educação Física de Mato Grosso e do Brasil, por esse dia e por todos os outros de luta por mais reconhecimento e respeito.
 
Dia 01 de setembro...dia do profissional de Educação Física!!!!!
Parabéns a todos!!!!!!!!!!


Carlos Alberto Eilert (Prof. Carlinhos)
Presidente CREF17/MT
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet