Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Parabéns, Coxipó!

Nesse dia 21 de setembro, o Coxipó completa 88 anos. É uma data muito importante para todos nós que amamos essa região de Cuiabá e também valorizamos a nossa história.

A data se deve ao fato de que o Coxipó foi elevado à condição de Distrito pela Lei Municipal 1.021, de 21 de setembro de 1929. Foi denominado à época de Distrito de Coxipó da Ponte, por conta da ponte de ferro que é uma das marcas dessa região.
Terra dos Coxiponés, esse é também o primeiro núcleo de povoamento não índio de Cuiabá. Por lá já passavam os bandeirantes entre os anos de 1673 e 1682 rumo ao arraial da Forquilha, sendo que, somente em 1719, Paschoal Moreia Cabral lavrou a ata que é considerada o marco da fundação da atual Capital de Mato Grosso.
Testemunha da história, a região é o local que vivo desde criança e que escolhi para viver. Já são mais de 100 bairros abrangidos e mais de 60 mil pessoas que fazem desse local a sua morada.

Esse momento é um tempo de comemoração no sentido original da palavra, que significa lembrar ou celebrar junto. Também é um momento de refletir acerca da situação atual e do futuro da região. Por isso, não podemos deixar de dizer que muita coisa ainda precisa ser feita pelo poder público, que tem o dever de ser o indutor do desenvolvimento.

A Ponte Benedito Figueiredo, na Avenida Engenheiro Quidauguro, deve ter uma solução definitiva para ligar os bairros Praeirinho e Coophema. Ela ajuda a desafogar o trânsito na Fenando Corrêa, sendo usada por milhares de pessoas diariamente.
Falta também lazer para a população, inclusive com a revitalização do Parque Zé Bolo Flô e o Espaço Silva Freire. Precisamos de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e saneamento, além da construção de creches, escolas e postos de saúde e a tão sonhada revitalização do Rio Coxipó, onde brinquei muito quando era criança.

 Já cobrei essas demandas quando era vereador por Cuiabá e agora continuarei cobrando como deputado estadual enquanto essas questões não forem resolvidas. Mas o momento é de comemoração. Por isso, viva o Coxipó da Ponte. Viva os Coxiponés.

Allan Kardec é professor da rede estadual e está deputado estadual.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet