Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

​Yoga – ciência da interiorização

Pratico Yoga há muitos anos, porém até encontrar o Yogacharya, Dr. Mukund Bhole,  não havia descoberto a parte mais profunda desse sistema da filosofia indiana. Dr. Bhole, é médico, mestre em fisiologia e renomado pesquisador da ciência do Yoga na Índia. Ex-diretor de Pesquisas Científicas do Instituto Kaivalyadhama, Professor visitante em várias universidades de diversos países, é uma das mais respeitadas autoridades em Yoga e Yogaterapia da atualidade. Seu trabalho que contempla tanto o lado científico quanto o espiritual, é reconhecido pela União Européia de Yoga como uma nova expressão.
 
Encontrei-o na Índia, em 2007, e comecei a estudar diretamente com ele. Seu trabalho nos oportuniza a experiência interna com a respiração, uma das atividades vitais fundamentais do ser humano e talvez, a única que pode ser modificada, voluntariamente. A abordagem do Dr. Bhole tem como prioridade a experiência da própria respiração, compreender a mecânica da respiração normal e da voluntária, para então, corrigir o mecanismo de ambas, caso estejam perturbadas ou erradas.  Só então, os estudantes começam a trabalhar com técnicas de Yoga.
 
A respiração está lá, desde que nascemos, porém, muitas pessoas não experienciam a própria respiração. Quantos de nós percebemos o toque do ar ao entrar e sair de nosso corpo com total consciência?
 
A  maioria respira de forma superficial e tensa, o que pode acarretar inúmeros distúrbios físicos, mentais e energéticos. Nós não permanecemos conectados conosco, com as nossas atividades vitais. Ficamos desconectados de várias partes que compõem a nossa expressão. Desde a infância, somos ensinados a permanecer conectados com o não-self, com objetos materiais, eventos e acontecimentos.  Distanciamos de nosso Ser, da riqueza da vida interna.
 
Em nenhum lugar aprendemos a lidar e a compreender as nossas emoções.  A Educação por exemplo é voltada somente para a parte intelectual.  O lado emocional não avança e, normalmente, permanece infantil, causa de uma série de transtornos em várias áreas: familiar, profissional, social.
 
Quando alguém se desliga do contato interno, perde a referência de si mesmo, desloca-se do ser saudável e do estado de felicidade. O abandono da vida interna faz muitos estragos, dificulta viver em equilíbrio e harmonia consigo, com o outro e com o meio ambiente. Como afirma Dr. Bhole, às vezes, a pessoa não consegue ficar dentro de si porque não há casa interior. Não há lar nesse espaço interno; tornou-se um hospital.
 
É  aí onde o Yoga tem lugar, como ciência da interiorização.  O termo Yoga é derivado de 'Yuj', em sânscrito, que significa unir, integrar. Constitui uma rica herança cultural indiana para a humanidade. É um caminho em direção à saúde integral e à expansão da consciência.
 
Há vários tipos de Yoga.  Ao longo de anos de prática no Brasil e na Índia,  tive experiência com diversas linhas. Porém, a abordagem do Dr. Bhole – Yoga Experiencial (Anubhava) - é totalmente diferenciada e resgata a essência dos ensinamentos originais dos textos clássicos do Yoga. Foi a que mais me abriu portas para aprofundar o processo de interiorização.
 
Em seus seminários, ao praticarmos os Asanas e Pranayamas aprendemos a reconhecer a presença de uma "força interna" (mudança de pressão devido à contração e relaxamento do diafragma torácico).  Trabalhamos com essa "força interna" e ela irá agir na parede do corpo por dentro. O corpo é sensibilizado e purificado das camadas mais densas às mais sutis, mediante as práticas respiratórias. A corrente prânica é expandida da cabeça aos pés.

Observamo-nos através do corpo, da respiração. Onde estão os nossos bloqueios? Quais as causas dos distúrbios internos? Ao nos conectarmos internamente, somos capazes de perceber quais são os nossos desajustes e intervir na direção correta. O problema pode  estar em alguma atividade vital fundamental do nosso corpo, como a respiração, que, em distúrbio, prejudica todas as demais.
 
Dr.Bhole guia-nos com o conhecimento de um cientista e a sabedoria de um mestre espiritual nos condutos da via interna. Movemo-nos do espaço exterior para o espaço interior e tocamos o nosso Ser. Ele enfatiza: "Yoga é para a entidade que está respirando dentro do corpo, a qual não é possível ver com os olhos, mas que você pode sentir e vivenciar. Yoga vai além do que os olhos vêem, além daquela posição que estamos acostumados a ver. Ou seja, Yoga não é para o corpo, mas para a entidade que respira dentro do corpo."
 
Tensões antigas instaladas em níveis muito profundos, que causam sérios desequilíbrios, são dissolvidas e acontece um relaxamento físico, mental e energético. Com certeza, sua abordagem – Yoga Anubhava - é uma das respostas altamente eficazes a um dos maiores males do homem moderno: o estresse.
 
À medida que prosseguimos nessa prática torna-se mais e mais confortável permanecermos conectados com a nossa casa interna. A consciência de nós mesmos amplia-se, a respiração relaxa e como fica agradável simplesmente respirar! Como conseqüência, abre-se um novo campo de experiência interior e consciência. E a Grande Vida secreta que respira dentro de nós é intensamente dinamizada.
 
Namastê!
 

Enildes Corrêa é Administradora, terapeuta corporal Ayurveda e professora de Yoga com formação e aperfeiçoamento na Índia. Ministra palestras e seminários vivenciais na área de Qualidade de Vida a organizações governamentais e privadas. solautoconhecimento@gmail.com 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet