Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Inhamor

A melhor parte da casa para muitos é a cozinha, conosco não é diferente. E lá acontecia de tudo! Além de comer claro, tinha estudo, briga, sermão, piada, histórias  entre outras coisas. Nesse mesmo espaço, repleto de poesia, arte, criatividade e já iniciada teatralmente ela fez de lá, seu Palco.

E como a máxima do poeta, a Arte imita a vida, assim foi. Começando pela “ Ela lava, ele enxuga”, passando por “ Um café , um Cafuné”,  se movendo em “ Contos de porcelana”, até chegar num “ Inhamor”. Sempre com a perspectiva de fazer a plateia se sentir aconchegada, como na cozinha de sua casa, as peças sempre foram repletas de poesias, versos e cordas. E também os aromas que uma boa cozinha revela.

Inhamor, espetáculo dela, com ajuda da família para produção pré,durante e após, criado sobre as percepções de si, das amigas, das conhecidas, das muitas que viu em sua caminhada, das pesquisas para sua conclusão de mestrado, remete ao mundo feminino. Vivenciado numa cozinha, como qualquer outra. A dela, (estilosa) em feitura de madeiras, bem rústicas, foi produzida com ajuda da família.

A moça da peça, que se confunde com a irmã que conheço, assim como muitas, têm seus medos, preconceitos, horrores, apertos. Trata sobre a mulher de forma sutil e impactante ao mesmo tempo, fora dos padrões impostos. Que por isso não se sente bem, não fica à vontade. Presa a pensamento de terceiros não consegue viver a própria vida. Sempre desconfiada dos olhares, das risadas, das brincadeiras sem graça. Até que ao se deparar com o mar, percebe sua pequenez, grandeza, ser igual, ser diferente, ser ELA. Afinal o que é um ser humano em relação ao oceano?  O que é um oceano em relação ao Planeta? O que é o planeta em relação ao universo?

Em paz consigo, entendeu que não há coisa melhor que se amar. Aprendeu a não escutar tudo, filtrar e quando necessário, responder a altura. Compreendeu que não é um cabelo raspado que a faz menos feminina, e o que tem ela raspar os cabelos? Descobriu a fortaleza que é, mostrou a potência que uma voz pode alcançar e que agrupadas ecoam mais ainda. A esse momento já não sei se escrevo da personagem ou da minha irmã: se fundiram, se descobriram poderosas. Fortes, enérgicas.

Não propagam discurso de ódio, querem apenas, o que lhes é de direito, ou seja, tudo o que diziam impossível serem, conseguirem, testarem, estarem, sentirem, alcançarem. E assim, muitos olhares as admiram. Teve seu exemplo em casa mesmo, naquela cozinha inicial com uma mãe fortaleza! E não só na cozinha; na sala, escola, teatro, ônibus. A mãe, A professora, A diretora, A colega, A vida.

Com todos à mesa ainda rola o banquete preparado por ela, que além de protagonista, se doa e serve a todos, mostrando que o importante é muito mais que discursos prontos. Botar a mão na massa e fazer diferente, se doar àqueles que necessitam e/ou àqueles que nos incentivam a crescer. Seja numa conversa, num olhar, gestos carinhosos ou enérgicos.

O que aprendi com isso? Que a dor escorre, mas a felicidade também. O respeito deve existir e ser mútuo. A parceria deve permanecer entre todos(as). Cada um é livre para ser/estar/agir como quiser. Aprendi ainda que tenho exemplos na minha própria cozinha, no mesmo lugar que muito aprendi: a cozinhar, fazer tarefa, estudar enquanto enxugava a louça, escutar e entender histórias de diversos temas. Ah... comer bem também.

Não é um lugar só feminino, é universal, basta estar aberto para doar e receber. Com tantos exemplos difícil falar todos a tia Aline do jardim, Miriam de matemática, a catequista, a amiga , as Marias, Elenil, Therezas , tias,  as que SEFAZem presente,De Jeito Algum esquecerei delas, cabelos cacheados, e quantas outras mais.

Por fim, ali no palco com foco e olhares nela, está realizada e segura. Não preciso aparecer. É a hora dela brilhar. Sei que quando for minha vez mesmo que em outros palcos/cozinhas, também estarão elas na coxia me apoiando. Porque isso é Inhamor.


Gabriel Bernard de Souza Nunes, 21, Acadêmico de Direito.
Contato: gabrielbernar2009@hotmail.com – 65 99252-8017
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet