Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

A verdadeira realidade de um servidor público

Já ouvi inúmeras vezes diversas pessoas dizendo que servidor público tem o melhor emprego do mundo, pois trabalham pouco, fazem o que querem e quando querem, possuem regalias, ganham bem e ainda não precisam se preocupar em perder o emprego.
 
Pois bem, a realidade é muito diferente das histórias contadas aos quatro ventos principalmente em grupos de redes sociais como o WhatsApp onde uma mentira contada mil vezes pode acabar se tornando verdade.

Para ser servidor público, é indispensável à aprovação em concurso público, e sabe quanto isso custa? Desde a educação básica de seu filho aos cursinhos preparatórios? Ultimamente pode ser comparado à passagem bíblica que diz que “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no reino dos céus”.
 
Inicialmente, a vida de um servidor em qualquer carreira pública não é nada fácil, principalmente se esse indivíduo for concursado pelo INDEA-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do estado de Mato Grosso) ou INTERMAT-MT (Instituto de Terras de Mato Grosso). 
 
*Digo isso, por experiência de causa e vivência diária.*
Após sua aprovação e o treinamento inicial (Pré-Treino),e seu remanejamento a um determinado setor,  ocorre que a partir daí, é cada um por si e Deus por todos. Não há nenhuma reciclagem, nenhuma apresentação de novos trabalhos a serem desenvolvido, nenhuma informação específica, quem dirá uma cadeira confortável, com telefone à disposição, computador com acesso irrestrito à internet, água gelada, cafezinho, banheiro limpo e funcionando.
 
Aquela história que servidor não faz nada é lorota. Somos avaliados anualmente, passamos pelo período de estágio probatório e, para tanto, temos que estudar para realizar algumas funções, pois o serviço público tem como princípio basilar do direito administrativo a supremacia do interesse público e como conseqüência a sua indisponibilidade, ou seja, temos como intuito trabalhar em função da coletividade, não tendo a prerrogativa de dispor livremente do interesse público, pois o servidor público ou administrador público não representa seus próprios interesses quando atua, ele age em conformidade com os limites impostos pela lei.
 
Além, das constantes avaliações, somos submetidos a condições precárias para realizar as ações que nos são impostas.
 
Vou detalhar a expressão “condições precárias”, para que não fique nenhuma dúvida.
 
Estamos em época de seca, com clima comparado ao de deserto. A umidade do ar abaixo dos padrões aconselháveis para o organismo de qualquer ser humano, sendo comprovadamente necessária a ingestão de mais água e conseqüentemente o uso contínuo de banheiros. A limpeza a compra de materiais da água ao cafe sai em sua maioria do bolso dos servidores lotados na respectiva unidade.
 
É humanamente inviável passar alguns minutos sem beber água, quem dirá um período de seis horas. A falta de água é constante, tanto para beber quanto para simplesmente lavar as mãos. Por aí é possível se imaginar muito mais, considerando também a falta de materiais de higiene desde papel higiênico e papel toalha em qualquer um dos banheiros existentes nas Unidades Locais do INDEA-MT Espalhadas pelos 4 cantos do nosso imenso Estado.  E não pensem que na capital  as condições sejam assim tão diferentemente.
 
Se algum servidor vem feliz para o trabalho, o faz por outros motivos, não pelo que encontra a sua volta, pela realidade estrutural ou ainda pela retirada de Competências e prerrogativas inerentes ao seu cargo quando este prestou seu CONCURSO e claramente havia um edital.
 
A revolta e a insatisfação dos servidores com a atual situação entre o Governo Estadual e INDEA-MT alcançam índices absurdos.
Porque de aproximadamente 33 Categorias de Servidores  Estaduais representados pelos seus respectivos sindicatos apenas os Servidores do INDEA-MT tiveram descontados os dias paralisados? Saibam que houve pai de família recebeu 500,00 reais?
 
Não é de hoje que os agentes públicos sofrem com o descaso, com a falta de respeito, com a terceirização camuflada pelo que se chama de contratação de contratados e disponibilizados por prefeituras para gerir as unidades do Indea em DETRIMENTO DOS SERVIDORES DE CARREIRA espalhadas por todo o Estado.
 
Talvez seja por isso que os demais contratos celebrados com as empresas que prestam serviços para o Estado como o caso " SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO DE ANIMAIS do INDEA sempre há reclamações dos próprios servidores que não conseguem dar celeridade e atendimento satisfatório aos produtores rurais  não estão sendo honrados, deixando faltar o mínimo e violando o princípio fundamental previsto na Constituição Federal, o da dignidade da pessoa humana.
 
Além de tantos fracassos escancarados no atual cenário político também sendo prejudicada pela gestão governamental passada que surrupiou os cofres públicos numa verdadeira organização criminosa comandado pelo ex-governador SILVAL Barbosa herança do outrora governador e hoje Senador Blairo MAGGI o atual governo NÃO pode e nem deve se eximir das atuais responsabilidades.
 
O acesso  a cursos de treinamento, aperfeiçoamento, capacitação pata TODAS as categorias que fazem as engrenagens da Defesa Agropecuaria funcionar não está equalizada encontra-se restrito e isso é preciso ser Revisto imediatamente.
 
Além desses problemas que enfrentamos todos os dias, muitos outros ocorrem a cada segundo em umas das unidades do INDEA-MT neste Estado de proporção continental.
 
Se alguém ainda tem alguma dúvida sobre a “a vida boa e mansa” que um servidor público leva, venha fazer parte desta rotina!
 
OS SERVIDORES DO EXECUTIVO QUE TEM OS MENORES VENCIMENTOS SE COMPARADO COM OS SERVIDORES DOS OUTROS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO TEM SE TORNADO ALVO FREQUENTE DE ATAQUES TANTO MEDIÁTICO QUANTO EM SEUS DIREITOS.  
 
Fico por aqui meu desabafo em detrimento do que venho ouvindo ESPECIFICAMENTE sobre os Servidores da Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário e convido a essas pessoas e sociedade em geral para que tomem conhecimento de nossos VALOROSOS SERVIÇOS PRESTADOS AO ESTADO DE MATO GROSSO E O VERDADEIRO PAPEL QUE O FISCAL E AGENTE FISCAL AGROPECUÁRIO E OS TÉCNICOS E ANALISTAS FUNDIÁRIOS REPRESENTAM!
 
Importante frisar que o INDEA é uma Autarquia arrecadadora porem depende quase que exclusivamente de Fundos geridos de forma privada e de Convênios Federais assim como o INTERMAT tem um passivo de Bilhões em terras a serem regularizada e possui apenas 46 servidores na ativa e alguns já em vias de aposentarem.   Apesar de termos uma força Descomunal entretanto necessitamos de pessoas CAPACITADAS a frente para guiar todos os Trâmites que cada caso requer!

Novamente meus sinceros PARABÉNS a todos os SERVIDORES PRINCIPALMENTE OS SINDICALIZADOS QUE SE UNIRAM EM PROL DE UM BEM COMUM!
PRECISAMOS PROMOVER A INTEGRAÇÃO ATRAVÉS DA RENOVAÇÃO.
 

Max Campos é Servidor Público Estadual.

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet