Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Caráter sem falso moralismo

“(...) ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? (...)ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade;(...). (Leonardo da Vinci,1452-1519).
O artigo tem como objetivo à reflexão para um mundo com mais justiça.     É possível sim, haver ‘Justiça Plena’. No hospital Universitário Júlio Müller- HUJM, é um exemplo, os profissionais têm práticas de firmeza e posturas libertárias.

O superintendente Doutor Hildevaldo Monteiro Fortes, humildemente solicita aos poderes através de seus projetos, que, sensibilizem frente às necessidades da sociedade. “(...)Precisamos de vocês na mesma proporção que precisam dos nossos serviços. Vamos nos unir!”  (FORTES, 05/08/2017).

No interior do HUJM, pacientes e profissionais estabelecem o relacionamento humanizado, então vigora que, é a comunicação que, nos faz mais humanos, fluindo a sensatez. Enfim, “dignidade da pessoa humana” (1988) tal como diz Constituição/inciso III.  As imagens do local de atendimento são reveladoras que, há amor ao próximo. O Ambulatório III, (é coincidência? inciso III) quando chove, só estando presente para descrever o ambiente. Muitas vezes o mau cheiro de esgoto é insuportável.

Contudo os profissionais atendem a todos. Ainda mais, muitas vezes o superintendente Dr. Fortes, desloca para solicitar recursos, evidenciando para as autoridades que, a sociedade é digna de respeito: salvem-HUJM. Os profissionais e pacientes merecem ter ambientes adequados,
O cenário inacabado das obras-HUJM, não reflete à realidade dos intelectuais, é fato que, a UFMT sendo a 33ª melhor do País no Ranking Universitário Folha (RUF), entre 195 conceituadas instituições públicas. Então o curso de medicina está em 21º-2017, contribuindo para UFMT despontar entre as melhores do País. os profissionais-HUJM estão comprometidos com a cultura do País. Vivendo longe de fachadas, prédios espelhados, vivem sim dotados de trabalho/esperanças, e, a Constituição na sua plenitude. Alguns políticos lembrem que a Assembleia está linda, parabéns! então ajude o HUJM. Precisamos de ambientes adequados para acolher os pacientes. E o Hospital iniciado e não concluso? Cadê os Poderes?

O cidadão é prioridade das prioridades.  A Constituição Federal (1988), diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado (...)” Art.196. E, no Capítulo II Dos Direitos Sociais no Artigo 6º “São Direitos sociais a educação. A saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, (...) a assistência aos desamparados.” Será que o Estado está distanciando da sociedade/saúde?
Os cientistas que exercem suas funções-HUJM primam: “todos iguais”, mesmo com tantos transtornos: de material à espaço físico. Os servidores não desistem jamais! sempre “Sim comandante” para os pacientes.  
Os servidores -HUJM não se discutem chancelas, o discurso prioritário é: como salvar vidas. Frequentam o HUJM pacientes dos 141 municípios.
 Entrevista da autora com o paciente: ‘O. F. S,’ 21/10/2017, “(...)um ano que vim da roça(...)lavrador e administração de roça e boi (...) cheguei 6 horas da manhã (...), mas, nosso governo não tem dinheiro, como é que faz? Aí o dinheiro que é para o governo fazer as coisas fica seguro...some(...) aí tá para governo fazer(...) aí nós fica sem, aí nós fica à mercê do grande povão, aí, oh! A mercê do povo, conforme era a situação do nosso Brasil, era para ser um negócio bonito assim, né? corria muito dinheiro, era um negócio liberado, aí nossa situação era mais livre, nós chegava no hospital era atendido na hora, dispensado na hora, aí você chega no hospital, para você ser atendido você fica ali dia inteiro(...)vai embora para outro dia.” Quanto as políticas públicas, diz: “Eles podiam fazer, parecem que, ficam tranquilos, porque se fizessem seria uma maravilha.” (O. F. S, 21/10/2017).
Será que, os políticos esqueceram que saúde é prioridade?
No HUJM existem renomados profissionais, alguns exemplos: ex-Reitor (1984-88) da UFMT médico/professor Eduardo De Lamonica Freire e doutor Francisco José Dutra Souto, (ex-superintendente 14/01/2014 à 03/2017 e vice-reitor-UFMT,2008-2012) diz: “O Hospital HUJM têm feito historicamente um papel muito importante no SUS de Mato Grosso–MT, atendendo exclusivamente pacientes do: Sistema Único de Saúde-SUS, pacientes principalmente de baixa renda, e, têm lutado para conseguir sobreviver nesse tempo todo, e, em especial pelas já conhecidas dificuldades, principalmente relacionadas à um déficit de financiamento dos hospitais públicos, isso é notório, e dificuldades em relação a organização e gestão. É, além de tudo é um hospital especial, e mais, por conta disso mais dispendencioso, mais caro para a instituição Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, porque os hospitais universitários, eles gastam mais. Então têm sido uma dificuldade no meu período que fiquei a frente no HUJM, senti isso na pele, e uma coisa que agente ressente é o fato de que, outras instituições outros poderes, e mesmo a sociedade civil, de um modo geral não se volta muito para o auxílio para o apoio ao hospital Júlio Müller, entendendo que ele é uma instituição federal, e que, portanto, têm financiamento pleno vindo do governo. É, infelizmente isso não é verdade, porquê todos os hospitais que trabalham com o SUS, (...) O HUJM justamente por trabalhar apenas somente com pacientes do SUS, não têm essa segunda forma de financiamento, e sofre muito com a falta de recurso. É importante que a sociedade de um modo geral esteja atenta para isso, e que também colabore com a manutenção do hospital, uma vez que estamos particularmente neste momento sofrendo uma crise importante de financiamento, e de déficit no setor público e com isso as instituições voltadas para o social, são as que mais são penalizados.” (Dutra Souto,04/08/2017).
É relevante enfatizar que o curso de ‘medicina-bacharelado’ durante a gestão do dr. Dutra Souto, em 2015 houve 79 formandos. (In: MIRANDA,2016)
 Mesmo com toda dificuldade logística no HUJM, os humanos se revelaram mais uma vez para servir à sociedade: ‘Mutirão para diagnosticar catarata’ realizado em 21/10/2017. Os pacientes recebiam palavras de esperanças que, era possível ser atendido e recuperar a visão.  Todos lutando pela vida.
Os políticos deveriam visitar o HUJM, para sentir a necessidade de cada cidadão, e, dos profissionais que se dedicam a área da saúde. A Senhora Cristina Alves Pereira, disse “Nós amamos o que fazemos” (Pereira 21/10/2017). As jovens sentiam orgulhosas por estar contribuindo por uma sociedade com mais justiça social. Os números de atendimentos são reveladores. Esperamos que os representantes do povo visitem urgentemente-HUJM.
 
 
 
As autoridades deveriam unir-se frente as necessidades do HUJM. Sejam céleres!
Referência:
MIRANDA, Graci Ourives de. Sustentabilidade Ambiental, Acadêmicos Arregimentando a População para o Reflorestamento. Engineering and Science, v. 1, p. 91-104, 2016. <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/3843>
 
 
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet