Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

​Esforço hercúleo

“A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer” (Sócrates) 

É relevante demostrar a importância da sobrevivência do Hospital Universitário Júlio Müller-HUJM, localizado na rua Luís Philippe Pereira Leite S/N, no coração de Cuiabá.
O cotidiano-HUJM só é viável graças a idealistas/profissionais abnegados que conseguiram através do esforço hercúleo, atingir o objetivo de melhorias.

Em 29/11/2017 às 09 horas haverá a Cerimônia de ‘reinauguração’ do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (teste do Pezinho) e da Divisão de Gestão de Pessoas.O superintendente Doutor Hildevaldo Monteiro Fortes, com humildade solicita aos poderes “(...) Precisamos de vocês na mesma proporção que precisam dos nossos serviços. Vamos nos unir!”  (FORTES, 05/08/2017, para autora).

Os profissionais que atendem no HUJM, nunca fazem questão de desfilar suas chancelas, mais sim, reflexões e concatenação de ideias para salvar vidas. Assim, atendem cidadãos que estão abandonados por alguns governantes.

Há de se notar que O HUJM é ladeado de ‘Casa de Apoio”. Quem são os proprietários? E a quantidade de veículos dos municípios que deixam os pacientes no HUJM? Cadê o dinheiro dos impostos que os contribuintes desembolsam todos os meses? Cadê o prefeito?

O cenário inacabado das obras-HUJM, não reflete à realidade dos intelectuais. A UFMT sendo a 33ª melhor do País no Ranking Universitário Folha (RUF), no meio de 195 conceituadas instituições públicas e privadas, o curso de medicina está (21º). O compromisso-HUJM é para com o País nação.

O médico Eduardo De Lamonica Freire, ex-reitor da -UFMT, (1984-88) ex-superintendentes-HUJM,  professor do hospital, diz:“Há 44 anos me dedico à Saúde e à Educação Pública neste Estado, neste querido Brasil.Vou continuar lutando e me sinto no direito, por todas as oportunidades que o Povo Brasileiro me ofereceu (inclusive o financiamento de estudos, em todos os níveis, em Escola Pública) de começar a conclamar a todos a lutar contra o silêncio ensurdecedor que está contaminando a Sociedade Brasileira.”

No interior do HUJM, pacientes/profissionais estabelecem o relacionamento humanizado, vigora que, a comunicação que nos faz mais humanos, cristalizando o profissionalismo e a sensatez. Então,“dignidade da pessoa humana” (1988) tal como diz Constituição/inciso III.

E,em se tratando de custos, o médico de longos anos de experiência, o doutor José Francisco Dutra Souto, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, da faculdade de medicina, do HUJM-MT, ex diretor do HUJM, e foi vice-reitor-UFMT, (2008-2012), pontuou:“um hospital especial, e mais, por conta disso mais dispendencioso, mais caro para a instituição - UFMT, porque os hospitais universitários, eles gastam mais.”(04/08/2017).

Os profissionais do HUJM estão,e, são comprometidos com a cultura e sobrevivência dos cidadãos.Vivendo longe de fachadas, prédios espelhados, são sim, dotados de posturas: trabalho/esperanças, e tendo ações que a Constituição apregoa na sua plenitude, caráter/ética e humanismo.

Alguns políticos lembrem que, a Assembleia está linda, espelhada e arejada, parabéns! Então,visitem o HUJM. Precisamos de ambientes adequados com ecossistema equilibrado, isto para acolher todos os cidadãos.

Nenhum da equipe-HUJM está incluso nas nódoas da corrupção. É obvio e mais um motivo para obterem ambientes propícios para exercerem suas atividades com segurança. E distante de “puxadinhos”.Será que alguns políticos estão atentos que: cada um dos cidadãos é prioridade das prioridades do nosso País?

A Constituição Federal (1988), diz: “Asaúde é direito de todos e dever do Estado (...)”.
Autoridadesmirem na postura excelência do procurador Rafael Mondego de Figueiredo, contribuiu para melhoria do HUJM. Parabéns!


Graci Ourives de Miranda – professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Formada UFMT. Registro LP9614565/DEMEC/SP-SP.  Especialização História Social-UFMT. Curso -USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”.02 artigos científicos-UFMT.04 Livros publicados, sendo 1- obra científica. <go.miranda@uol.com.br>
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet