Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Lula por Lula

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva percorre o Brasil em ampla pré-campanha eleitoral. Lidera as pesquisas de intenção de voto para PR. Talvez por este motivo arroga-se no direito de falar o que bem entende no momento em que lhe aprouver, contrariando a lógica, o bom senso e a inteligência de milhões de brasileiros que ainda pensam e sabem o que esse (des)governo aprontou. Procura, insistentemente, desvincular-se dos erros cometidos em sua gestão e, principalmente, na do seu “poste”, a qual levou o País a uma das maiores crises econômica e ética da conturbada história da República tuniquim.

O site “o antagonista” publicou em 07/12/17 a fala do  eterno pré-candidato Lula durante comício em Nova Iguaçu, na baixada fluminense. Lula disse que desconfia das acusações contra Sérgio Cabral e pontificou com a “sabedoria” que lhe é peculiar: “O Rio não merece a crise que está passando. Não merece ter governadores presos porque roubaram. Eu nem sei se isso é verdade, porque não acredito em tudo o que a imprensa fala.”

Um dos grandes nomes da psicologia clínica, o argentino Juan Alfredo César Müller (1927/1990) definia neurose como sendo “uma mentira esquecida na qual você ainda acredita”.[1] Complementa Olavo de Carvalho que, se mentir para si é esquecer a verdade, neurose é esquecer o esquecimento e apagar as pistas do embuste. Lula, seus asseclas e a seita petista estão tomadas por uma neurose coletiva. Mentem compulsivamente a ponto de eles próprios acreditarem ser a verdade. É típico das correntes esquerdistas falsearem a verdade, relativizarem os valores e postularem contra a existência da verdade objetiva. Assim, assumem a posição neurótica por lhes serem mais vantajosa, pelo menos em um momento histórico em que uma verdade intolerável abre-se diante deles como um grande abismo: o PT e seus treze anos de gestão afundaram esta Nação e elevaram a conhecidada corrupção e jetinho brasileira à máxima expressão. Essa é a verdade OBJETIVA demonstrada nos autos de todas os processos criminais abertos e recheados com petistas graúdos. Essa é a verdade que o PT tenta relativisar, tornando-a subjetiva e racioanalizando-a em forma de neurose. É lamentável!

Não satisfeito, no mesmo comício, Lula faz troça com as buscas da Polícia Federal. “Encontraram dinheiro na casa de não sei quem, joias na casa de não sei quem… Na minha só encontraram a joia do caráter.”[2] Você não está sonhando. Essa é a realidade paralela do universo de Lula. Um homem de “caráter”. Quem acompanha o noticiário da política nacional sabe que Lula já está de “namoro” com prósceres da nossa politicalha e chamados por eles mesmos de “golpistas”. Essa sempre foi a lógica da maioria dos homens públicos deste País. Não era a lógica propagada pelo PT quando postulou assumir a direção da Nação. Em seu livro “O Homem Medíocre”, José Ingenieros (1877/1925) traça um perfil do homem de caráter medíocre. Aqueles que seguem os caminhos das menores resistências; nadam a favor de toda corrente, mudando com ela; não há mérito em seu nadar correnteza abaixo; é simples incapacidade de nadar correnteza acima; crescem porque sabem se adaptar à hipocrisia social como os vermes à entranha.[3]

Diante de tantos fatos, a aprovação de Lula para ser novamente o PR por, pelo menos um terço dos eleitores, deveria despertar uma profunda reflexão sobre nossa democracia. Deixemos para nossos cientistas políticos interpretarem esse fenômeno. A mim, resta um misto de desesperança com incredulidade para nosso futuro. Um mundo que se descortina para uma intensa complexidade e, infelizmente, não se apresenta um líder estadista que nos conduza a um horizonte de prosperidade. Esses nobres são raríssimos; vive um em um milhão, como diria Ingenieros. “Possuem uma firme linha moral que lhe servem de esqueleto ou armadura; são inconfundíveis, capazes de imprimir sua marca indelével em mil iniciativas fecundas; a gente domesticada os teme, como a chaga ao bisturi”[4]. Alguém vê em Lula tais qualidades e envergadura moral para liderar 200 milhões de brasileiros rumo ao futuro?
Assim, Deus nos ajude!!
 

Julio Cezar Rodrigues é economista e advogado (rodriguesadv123@gmail.com)

[1] Citado por Olavo de Carvalho no livro “ O jardim das aflições”. Pag. 62.
[2] Disponível em www.oantagonista.com. Acessando em 08/12/2017.
[3] INGENIEROS, José. O homem medíocre. Editora do Chain. Pag 115.
[4] Idem, ibidem.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet