Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Vida x abandono: cadê o Estado?

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” (Nicolau Maquiavel, 1469-1527).

 Na atualidade, tantos jantares concretizados por uma elite política para manter se no poder central. É lamentável, no Brasil há tantos famintos e doentes nas ruas.

O dirigente do Brasil esteve ladeado de ‘assessores’ que nos causa estranheza. Refletimos Maquiavel.

E mais ainda, temos alguns políticos nas ‘celas’.  Há político até com apelido, de ‘caju’, circulando nos poderes, e está no poder há décadas, desfrutando mordomias. Alguns insistem em continuar, a qualquer custo. Vergonha nacional, tentando continuar ‘estrela’.  Que lástima!

E, pior ainda querem prosseguir tentando administrar nossos recursos, ou seja, nossos suados impostos.  Aquele dinheiro que somos obrigados a ‘desembolsar’ senão nosso nome vai para lista de péssimos contribuintes.

A maioria da população brasileira é detentora só da identidade, e honramos. Há de se notar que, para a classe “B”, à “E’, a Lei vigora. Não há jantares “elegantes” e sim programar como pagar as contas básicas.

Contudo para os mandatários: perfeita ordem e segurança. Para isto passam longas noites articulando como ‘direcionar’ votos para a estabilidade no poder. Há sensação de ‘curral eleitoral’? Será que às noites perdidas de alguns políticos não encontra se similaridade com período do ‘coronelismo’.

Alguns políticos defendem-se arduamente para não responder a processos. Estes se utilizam todas as artimanhas e pequenas frestas para estabelecerem no poder. Isto de longa data.

Há alguns políticos que na hora do voto diz: “voto conforme orientação do partido”. Quanta vergonha!  Ouvir este tema “orientações”.

O tema “orientado” para votar? Faz-nos recordar do livro “Coronelismo, enxadas e votos” em que o autor Victor Nunes Leal, (1948), abordou o tema da submissão da massa sem cultura ou quase analfabeta. Parte da população do período em sua maioria não detinha o processo de ler, escrever e interpretar um texto.

 Será que na atualidade os governantes estão preocupados em cumprir a Constituição? Educação, Saúde, moradia, segurança e ecossistema?

Vamos nos ater ao “Morro da Luz”, onde existem muitos doentes, mas estão distantes dos eleitos. Contudo próximo da sociedade trabalhadora.

O Morro da Luz, ainda preserva avifauna, contudo há pombas, e podem contaminar o ambiente, existe ponto de ônibus.  Ainda mais que pessoas de todas as idades se fazem presentes para utilizar os meios de transporte. E neste movimento populacional há os doentes pelo ilícito.

Nenhum político surge no cenário. É real que os jovens doentes existem, despertem poderes.

 Notar-se-á a falta de humanidade dos governantes para com estes jovens doentes.  Nenhum hospital para o tratamento dos doentes? Quanto é humilhante para o trabalhador não sentir os frutos saudáveis do nosso trabalho lícito.

 Existem jovens cambaleando com o efeito do ilícito, é este fato e ato que presenciamos na atualidade no Morro da luz. Eles são doentes, largados e abandonados. Há mulheres a cada dia que, lamentavelmente fazem parte da ‘subida do morro”. Ausência de políticas públicas? Estado ausente?

Notável visualizar que os negros, a população LGBT, não estão enfronhados na corrupção. Parabéns!

Autoridades, celeridade para que exista um Parque com ecossistema preservado e administrado com responsabilidade, assim será para o bem-estar de todos.
 
Graci Ourives de Miranda – professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Formada-UFMT. Registro LP9614565/DEMEC/SP-SP.  Especialização História Social-UFMT. Curso-USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos-UFMT.04 Livros publicados, sendo 1- obra científica.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet