Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Afinal o que é enxaqueca?

É comum as pessoas ao longo da vida sentirem em algum momento dores de cabeça. A maioria é causada por fatores externos como alimentação, situações de stress, insônia, cigarro, uso de drogas e as vezes de alguma medicação como anticoncepcional.  É muito comum que a dor de cabeça seja bastante incômoda e que possa atrapalhar diretamente o desempenho da pessoa no trabalho, na escola e na vida social.

A definição de enxaqueca é uma dor de cabeça pulsátil que pode durar de 4  horas até 3 dias de duração. Pode vir acompanhado de vômitos, sensibilidade a luz, cheiros e a barulhos diversos, alteração da visão com flashes e pode ocorrer em pontos específicos da cabeça. 

Podemos dizer que qualquer pessoa pode ter enxaqueca em algum momento da vida, mas que as mulheres têm 3x mais de predisposição a ter enxaqueca. Algumas no período pré-menstrual pela oscilação do hormônio estrógeno, que ocorre no período fértil. A faixa etária mais predominante é dos 25 aos 45 anos de idade. Entre crianças os índices chegam a 8%.

A predisposição genética é outro fator importante que independe da idade. É importante o indivíduo identificar quais são os fatores externos que desencadeiam a crise de enxaqueca como jejum prolongado, privação de sono, esforço físico, alguns alimentos e substâncias nocivas.

Todo paciente com enxaqueca deve procurar mudar alguns hábitos de vida, fazer exercício físico regular e descobrir quais alimentos causam a crise para evitá-los.

Se você tem enxaqueca com frequência vale a pena passar por uma consulta com um neurologista para que ele avalie qual o melhor tratamento a ser aplicado no seu caso. Ao neurologista caberá acompanhar e fazer uso de medicação para controlar as crises e preveni-las.

O uso excessivo e indiscriminado de analgésicos pode agravar o problema e é necessário o acompanhamento de um neurologista para melhor conduta e prevenção da enxaqueca, além de fazer a investigação de outras causas que também podem simular esse tipo de dor de cabeça.

Lembre-se se for acometido de uma enxaqueca não fique se automedicando, procure um neurologista o mais rápido possível para poder começar o tratamento mais adequado ao seu caso.


Dr. Adailton A. dos Santos Jr. é Neurocirurgião especialista em Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna na clínica Gastro MT e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet